Com a permanência já carimbada, o Vitória ainda pode sonhar com uma classificação à Libertadores do ano que vem via Brasileirão. Segundo dados do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Leão tem 2,7% de chances de atingir o feito.
Hoje, o time rubro-negro ocupa a 10ª posição da Série A, com 45 pontos. A distância para o Corinthians, oitavo colocado, é de cinco pontos. Vale lembrar que, com o título do Botafogo, no último sábado (30), o Brasileiro dará oito vagas para o torneio continental: seis para a fase de grupos e duas para a fase preliminar.
Para terminar a competição nacional dentro do G8, o Vitória precisa vencer os dois jogos que restam, contra Grêmio (em casa) e Flamengo (fora) e torcer por uma combinação de resultados envolvendo Bahia (7º colocado, com 50 pontos), Cruzeiro (9º, com 49) e Corinthians. A Itatiaia explica.
Cenário 1 – Cruzeiro não vence seus jogos
Caso o Cruzeiro não vença nenhum de seus jogos, terminará a Série A com, no máximo, 51 pontos e 13 vitórias. Se o Leão chegar aos mesmos 51 pontos, terminará a competição à frente da Raposa por ter dois triunfos a mais.
Nesse cenário, o Rubro-Negro baiano precisará torcer para que um dos outros dois concorrentes diretos (Corinthians ou Bahia) não conquiste mais do que um ponto nas duas rodadas finais. Vale lembrar que Timão e Esquadrão se enfrentarão nesta terça-feira (3), às 20h (de Brasília), na Neo Química Arena, em São Paulo, pela 37ª rodada.
Caso esse duelo termine empatado, o Vitória só irá à Libertadores se um dos dois perder na 38ª rodada, que será disputada no domingo (8). Se o confronto tiver um vencedor, o Leão só precisa que o perdedor não vença no fim de semana.
Cenário 2 – Cruzeiro vence pelo menos um dos jogos
Se o Cruzeiro vencer um de seus jogos, que serão contra Palmeiras (em casa) e Juventude (fora), o cenário fica mais complicado para o Leão. Isso porque o time baiano terá de torcer, obrigatoriamente, por um empate entre Corinthians e Bahia.
Além disso, o Alvinegro paulista e o Tricolor baiano terão de ser derrotados na última rodada, por Grêmio (fora) e Atlético-GO (em casa), respectivamente.
Nesse cenário, o Cruzeiro ficaria na sétima posição, com 53 pontos, e o Vitória na oitava, com 51. Corinthians e Bahia também teriam 51 pontos, mas ficariam atrás do Rubro-Negro por terem menos vitórias.
Veja os cenários explicados abaixo.
Para o Vitória ir à Libertadores:
- Precisa vencer os dois jogos
- Se o Cruzeiro não vencer nenhum dos dois jogos, precisa que Bahia ou Corinthians façam, no máximo, um ponto
- Se o Cruzeiro vencer um dos dois jogos, precisa que Corinthians e Bahia empatem o confronto direto e sejam derrotados na última rodada
Confira jogos de cada time na reta final da Série A
Vitória
- 37ª rodada – Vitória x Grêmio – quarta-feira (4), às 20h, no Barradão
- 38ª rodada – Flamengo x Vitória – domingo (8), às 16h, no Maracanã
Cruzeiro
- 37ª rodada – Cruzeiro x Palmeiras – quarta-feira (4), às 21h30, no Mineirão
- 38ª rodada – Juventude x Cruzeiro – domingo (8), às 16h, no Alfredo Jaconi
Bahia
- 37ª rodada – Corinthians x Bahia – terça-feira (3), às 20h, na Neo Química Arena
- 38ª rodada – Atlético-GO x Bahia – domingo (8), às 16h, na Arena Fonte Nova
Corinthians
- 37ª rodada – Corinthians x Bahia – terça-feira (3), às 20h, na Neo Química Arena
- 38ª rodada – Grêmio x Corinthians – domingo (8), às 16h, na Arena do Grêmio