Foi realizado no dia 11 de novembro de 2012, no Estádio do Pacaembu a despedida do maior goleiro da história do Palmeiras, Marcos.
O camisa 12 jogou profissionalmente somente no clube alviverde e na seleção brasileira, onde foi campeão mundial em 2002.
A celebração da carreira de São Marcos
O duelo foi marcado por um confronto entre o Palmeiras de 1999, comandado na ocasião por César Maluco contra o Brasil de 2002, que foi treinado por Luiz Felipe Scolari, o Felipão.
A festividade marcou a despedida do goleiro Marcos e contou com a presença de diversos jogadores que atuaram ao lado de Marcos.
Pelo lado Alviverde, a maioria dos atletas que estiveram no elenco do título da Libertadores de 1999 e ídolos do clube. Do outro lado, o Brasil foi representado pelos pentacampeões e outros atletas que jogaram com a camisa verde e amarela.
O Jogo
Ao final do duelo, o jogo terminou empatado em 2 a 2. Entretanto, vários fatos marcaram a história desse jogo que ficou guardado na memória de muitos palmeirenses e fãs do futebol.
O primeiro gol do duelo foi feito de pênalti pelo dono da festa, Marcos marcou seu único gol da carreira. Em seguida, Paulo Nunes ampliou para o Palmeiras de 1999.
Na segunda etapa, Marcos foi para a linha se aventurar fora de sua área. Edilson e Luizão empataram para o Brasil de 2002.
O jogo foi interrompido e finalizado aos 25 minutos do segundo tempo, quando o horário de Brasília marcou 0h do dia 12/12/2012, marcando o final da carreira de Marcos.
A carreira de Marcos
Marcos iniciou sua carreira em 1992 no Palmeiras e fez sua trajetória no clube durante 20 anos. Ele venceu a Libertadores de 1999, dois brasileiros, quatro paulistas, dois Rio-São Paulo e uma Copa do Brasil.
Pela seleção jogou e venceu a Copa do Mundo de 2002, além da Copa América de 1999 e a Copa das Confederações de 2005.