Após atos racistas, River Plate é excluído de torneio; entenda o caso

Em reunião neste sábado (21), o Comitê Organizador da Brasil Ladies Cup decidiu aplicar a pena máxima prevista no artigo 26 do regulamento da competição, e confirmou a eliminação do River Plate da edição de 2024 e a suspensão da equipe por dois anos na competição, devido aos ataques racistas cometidos pela volante Candela Díaz, durante a partida contra o Grêmio, na última sexta-feira (20).

Após o empate do Grêmio no final do primeiro tempo, a volante do River Plate foi flagrada pelas transmissões imitando um macaco em direção a um gandula, que relatou o ocorrido ao assistente de arbitragem e comunicou ao árbitro principal e deram inicio a confusão. O Comitê Organizador da competição emitiu uma nota esclarecendo a decisão.

Confira a nota do Comitê

Em reunião neste sábado (21), o Comitê Organizador da Brasil Ladies Cup decidiu aplicar a pena máxima prevista no artigo 26 do regulamento da competição, confirmando a eliminação do River Plate da edição 2024 e a suspensão da equipe por 2 (dois) anos. A organização reforça o posicionamento antirracista e reafirma que jamais irá tolerar casos dessa natureza.

Desde o ocorrido, estamos prestando todo o apoio jurídico aos envolvidos. Além disso, durante a final entre Bahia e Grêmio, neste domingo (22), às 16h, no Estádio do Canindé, teremos diversas ações para fortalecer a luta contra a discriminação racial.

Reiteramos o respeito pelo River Plate-ARG, instituição que participou das edições de 2021 e 2024, mas cabe ressaltar que além do aspecto desportivo, a Ladies Cup valoriza também o viés educativo e social presente nas ações complementares ao evento. Não iremos jamais compactuar com este tipo de episódio dentro do campeonato. Desta forma, a Comissão Organizadora acaba de implantar uma nova diretriz incorporada ao regulamento de todas as edições futuras, prevendo o banimento sumário de qualquer clube ou seleção participante, cujos atletas e dirigentes executem gestos racistas no campo de jogo.

Ação contra o racismo na final

Com a vitória por W.O., o Grêmio garantiu vaga na final e enfrentará o Bahia, que se classificou em primeiro lugar no Grupo A da competição, com duas vitórias e um empate. A partida ocorrerá na tarde do próximo domingo (22), às 16h, no Pacaembu, em São Paulo.

Durante a final, o Comitê Organizador revelou que promoverá diversas ações para fortalecer a luta contra a discriminação racial.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Jaraguá empata na última rodada e vai à semifinal do Talentos LNF como 3º lugar – LNF

O Jaraguá fechou sua participação na primeira fase da Talentos LNF com um empate em…

De olho na seleção brasileira, atacante se destaca na base do Inter

Natural de Porto Alegre (RS), Miguel Bueno, de 13 anos, é um dos jovens talentos…

Cascavel encara o líder Magnus na Neva – LNF

Dono da melhor campanha até agora, com apenas duas derrotas em 19 partidas, o Magnus…