Após atos racistas, River Plate é excluído de torneio; entenda o caso

Em reunião neste sábado (21), o Comitê Organizador da Brasil Ladies Cup decidiu aplicar a pena máxima prevista no artigo 26 do regulamento da competição, e confirmou a eliminação do River Plate da edição de 2024 e a suspensão da equipe por dois anos na competição, devido aos ataques racistas cometidos pela volante Candela Díaz, durante a partida contra o Grêmio, na última sexta-feira (20).

Após o empate do Grêmio no final do primeiro tempo, a volante do River Plate foi flagrada pelas transmissões imitando um macaco em direção a um gandula, que relatou o ocorrido ao assistente de arbitragem e comunicou ao árbitro principal e deram inicio a confusão. O Comitê Organizador da competição emitiu uma nota esclarecendo a decisão.

Confira a nota do Comitê

Em reunião neste sábado (21), o Comitê Organizador da Brasil Ladies Cup decidiu aplicar a pena máxima prevista no artigo 26 do regulamento da competição, confirmando a eliminação do River Plate da edição 2024 e a suspensão da equipe por 2 (dois) anos. A organização reforça o posicionamento antirracista e reafirma que jamais irá tolerar casos dessa natureza.

Desde o ocorrido, estamos prestando todo o apoio jurídico aos envolvidos. Além disso, durante a final entre Bahia e Grêmio, neste domingo (22), às 16h, no Estádio do Canindé, teremos diversas ações para fortalecer a luta contra a discriminação racial.

Reiteramos o respeito pelo River Plate-ARG, instituição que participou das edições de 2021 e 2024, mas cabe ressaltar que além do aspecto desportivo, a Ladies Cup valoriza também o viés educativo e social presente nas ações complementares ao evento. Não iremos jamais compactuar com este tipo de episódio dentro do campeonato. Desta forma, a Comissão Organizadora acaba de implantar uma nova diretriz incorporada ao regulamento de todas as edições futuras, prevendo o banimento sumário de qualquer clube ou seleção participante, cujos atletas e dirigentes executem gestos racistas no campo de jogo.

Ação contra o racismo na final

Com a vitória por W.O., o Grêmio garantiu vaga na final e enfrentará o Bahia, que se classificou em primeiro lugar no Grupo A da competição, com duas vitórias e um empate. A partida ocorrerá na tarde do próximo domingo (22), às 16h, no Pacaembu, em São Paulo.

Durante a final, o Comitê Organizador revelou que promoverá diversas ações para fortalecer a luta contra a discriminação racial.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Jamur é o terceiro jogador renovado com o Jaraguá – LNF

Jamur em ação pelo Jaraguá | Foto: Lucas Pavin O Jaraguá segue anunciando renovações para…

Time da Alemanha demite o técnico após sequência ruim na Bundesliga

O Union Berlin demitiu o técnico Bo Svensson nesta sexta-feira (27), informou o clube da…

Justiça rejeita recurso de Barcelona para registrar Dani Olmo, e LaLiga celebra

A LaLiga celebrou a decisão judicial tomada na sexta-feira de rejeitar o recurso do Barcelona…