Jogadora do Barcelona é acusada de assédio durante partida da LaLiga

O Espanyol publicou uma nota nesta segunda-feira (10) pedindo providências contra a zagueira do Barcelona, Mapi León, após um suposto toque inapropriado na jogadora Daniela Caracas durante o clássico catalão pela Liga F, realizado no domingo (9).

O incidente ocorreu aos 15 minutos do primeiro tempo, quando imagens da transmissão mostram León tocando na região íntima de Caracas.

Segundo a imprensa local, Mapi ainda questiona se a jogadora do Espanyol “tem pênis”, durante a formação para uma cobrança de bola parada.

Em comunicado oficial, o Espanyol manifestou seu “total descontentamento e condenação” à ação da jogadora do Barcelona, classificando-a como uma “violação da intimidade” de Caracas. O clube também afirmou que dará suporte à atleta colombiana caso ela opte por tomar medidas legais.

Barcelona e representantes de Mapi León ainda não se pronunciaram.

“Trata-se de uma ação que consideramos inaceitável e que não deve passar despercebida”, declarou o Espanyol. “Durante um lance, a jogadora do FC Barcelona, María Pilar León, no meio de um confronto com nossa jogadora Daniela Caracas, fez um gesto que violou sua intimidade. Embora Caracas, no momento, não tenha reagido devido ao impacto da situação, posteriormente, ao assimilar o ocorrido, percebeu a gravidade do gesto, mas optou por não reagir de maneira agressiva para evitar uma possível sanção disciplinar que prejudicaria a equipe”.

O clube reafirmou seu compromisso com a integridade das atletas e destacou que valores como respeito e esportividade são fundamentais no futebol.

“Esperamos que este tipo de situação seja tratado com a seriedade que merece”, acrescentou.

O Espanyol também informou que colocou seus serviços jurídicos à disposição da jogadora caso ela decida seguir com medidas legais.

O clássico estava empatado sem gols no momento do incidente, mas o Barcelona, atual campeão da Liga F, venceu a partida por 2 a 0. A equipe lidera a competição com cinco pontos de vantagem sobre o Real Madrid, enquanto o Espanyol ocupa a 13ª posição na tabela, entre os 16 times participantes.

Veja a nota na íntegra

Nós do RCD Espanyol de Barcelona queremos mostrar o nosso total descontentamento e condenação de alguns acontecimentos ocorridos no último domingo, durante o clássico disputado no Dani Jarque CE entre RCD Espanyol e FC Barcelona. Esta é uma ação que consideramos inaceitável e que não deve passar despercebida.

Em uma jogada durante a partida, a jogadora do Barcelona, María Pilar León, em meio a uma briga com a nossa jogadora de futebol, Daniela Caracas, fez um gesto que viola a privacidade da nossa jogadora. Embora Caracas, na época, não pudesse reagir devido ao impacto que a situação lhe causou, posteriormente, ao assimilar o ocorrido, percebeu a gravidade do gesto, mas optou por não reagir com raiva para evitar uma sanção disciplinar e prejudicar a equipe.

Somou-se ao ocorrido em campo a infeliz reação nas redes sociais, onde nossa jogadora tem sido alvo de insultos de centenas de perfis. Preocupa-nos que, em vez de se concentrar no ato em si, parte da atenção dos meios de comunicação social tenha sido desviada para outras questões não relacionadas com a gravidade da ação.

Nós defendemos a nossa jogadora e condenamos qualquer ato que ameace a integridade das atletas em campo. Acreditamos firmemente no respeito e no espírito desportivo como valores fundamentais do futebol e esperamos que este tipo de situação seja tratada com a seriedade que merecem. Além disso, colocamos à disposição da nossa jogadora os serviços jurídicos do Clube caso ela deseje tomar medidas legais.

Da mesma forma, como o Espanyol já fez em ocasiões anteriores, queremos expressar a nossa rejeição a qualquer forma de violência, seja física ou verbal, no mundo do futebol. O esporte deve ser um espaço de respeito e convivência e condenamos qualquer atitude que estimule o ódio ou a agressão dentro e fora dos campos.

(Reportagem de Fernando Kallas; edição de Pritha Sarkar)

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Craque do Chelsea é inocentada em julgamento de racismo contra policial branco

A capitã da seleção australiana de futebol, Sam Kerr, foi considerada inocente nesta terça-feira (11)…

Internacional fecha o maior contrato de patrocínio da sua história

O Internacional anunciou nesta terça-feira (11) a nova patrocinadora máster do clube, Alfa, que vai…

O SC Paulinense – SP realizará peneira para sete categorias

O SC Paulinense – SP realizará peneira agendada gratuita para sete categorias em Paulínea –…