O Campeonato Paulista conta com quatro gigantes que dominam a lista de maiores campeões: Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos já iniciam a competição entre os favoritos.
Porém, na história do Paulistão, existem “intrusos” que dificultam a vida das equipes tradicionais e, em alguns casos, se tornam verdadeiras zebras, chegando até ao título.
A grande surpresa entre os times pequenos aconteceu na edição de 1986. A Inter de Limeira desbancou o Palmeiras na finalíssima, vencendo o segundo jogo por 2 a 1, após empate sem gols no primeiro duelo, e se tornou o primeiro time do interior a se sagrar campeão.
De lá para cá, outros times “pequenos” também levantaram o caneco, como o Bragantino, em 1990, e o São Caetano, em 2004. Porém, você lembra qual foi a última surpresa entre os campeões?
Ituano no hall dos campeões do Paulistão
O último time, fora dos quatro grandes do estado, a se sagrar campeão foi o Ituano em 2014. A equipe do interior levou a melhor sobre o Santos nos pênaltis, na decisão realizada no Pacaembu.
Este foi o segundo título paulista na história do Ituano. O time de Itu também se sagrou campeão em 2002, ano em que os maiores do estado não participaram da competição, já que disputavam o torneio Rio-São Paulo.
Na primeira fase, o Ituano, comandado pelo técnico Doriva, terminou em segundo lugar no Grupo B com 28 pontos, desbancando o Corinthians, com 24 pontos.
No mata-mata, o Ituano passou por Botafogo-SP e Palmeiras, antes de encarar o Santos na final e se sagrar campeão.