O técnico do Manchester City, Pep Guardiola, saudou Kevin De Bruyne como um dos maiores meio-campistas da Premier League depois que o belga anunciou nesta sexta-feira (4) que deixará o clube no fim da temporada após uma década no Etihad Stadium.
De Bruyne, de 33 anos, levantou 16 troféus desde que chegou ao City vindo do Wolfsburg, da Alemanha, em 2015 — um total que inclui seis títulos da Premier League e a Champions em 2023.
O meia jogou 413 partidas pelo clube inglês, marcando 106 gols e dando 174 assistências, incluindo 118 na Premier League — o segundo maior nesse quesito — atrás de Ryan Giggs (162).
“Um dos maiores meio-campistas que já jogou neste país, e acho que com o Manchester City, não há dúvidas”, disse Guardiola em uma entrevista coletiva nesta sexta antes do confronto da Premier League, no domingo (6), contra o Manchester United.
“O maior, não o maior, você sempre tem que ter cuidado com jogadores que jogaram em Maine Road (antigo estádio do City), jogadores incríveis nos últimos 20-30 anos neste clube (também). Mas vamos lá, não há dúvida de que ele é um dos maiores, com certeza, por causa de sua consistência em jogos importantes, nos jogos não importantes, estando lá a cada três dias o tempo todo. Não há dúvida.”
O espanhol acrescentou que sabia sobre a saída de De Bruyne alguns dias antes de ser anunciada, embora a notícia desta sexta-feira ainda carregasse um sentimento agridoce.
“Um dia triste. Um dia feliz pelo fato de que [eu tive] o prazer pessoalmente [de] viver com ele. Ele nos deu sua humildade e com sua influência em nosso sucesso na última década, isso seria impossível de imaginar sem ele.”
Questionado se De Bruyne merecia uma estátua no estádio como outros grandes nomes do clube, como Sergio Agüero e Vincent Kompany, o treinador disse que o belga certamente merecia. “Aposto muito dinheiro que isso vai acontecer”, disse Guardiola.
De Bruyne fez 20 aparições na Premier League nesta temporada após uma lesão em setembro e dificuldades físicas.
Depois de uma campanha difícil para o City, eles ainda têm uma semifinal da FA Cup contra o Nottingham Forest em 26 de abril, com a competição oferecendo a De Bruyne a chance de adicionar mais troféus à sua galeria.
O City também jogará no Mundial de Clubes nos Estados Unidos, que vai de 14 de junho a 13 de julho.
Questionado se De Bruyne participaria do Mundial, Guardiola disse: “Não sei. Ele tem que decidir. O Mundial de Clubes é novo com contratos… O clube tem que falar com ele ou ele tem que dizer o que quer fazer. Os três primeiros jogos estão sob contrato até 30 de junho, mas depois disso, se passarmos, não sei… Espero que ele possa continuar jogando futebol em outro lugar — depende do risco para os contratos e o futuro.”