Lionel Messi é um dos maiores jogadores da história do futebol. As conquistas do argentino, contudo, geraram polêmica nos últimos dias.
Francesco Totti, ídolo da Roma e campeão do mundo com a Itália, pôs os prêmios da Bola de Ouro de Messi em xeque.
Põe o Messi por 25 anos na Roma. Quantas Bolas de Ouro ganharia? Ganha 10 Bolas de Ouro? Zero. Não preciso de Bola de Ouro. Conquistei toda a Roma. Essa é a minha maior vitória
Totti, em entrevista ao programa Viva El Fútbol
A relação, claro, faz sentido quando se observa a carreira de Totti, que ficou no clube italiano entre 1992 e 2017. Ele também foi formado nas categorias de base da Roma.
Totti, inclusive, esteve muito perto de conquistar a Bola de Ouro na temporada 2006/2007, quando levou para casa a artilharia da Europa. Ele foi o máximo goleador do Scudetto, o Campeonato Italiano, com 26 gols.
Entre os anos citados, o meia-atacante viu o compatriota Fabio Cannavaro e o brasileiro Kaká vencerem o prêmio da revista francesa France Football.
Messi, por sua vez, ficou com a Bola de Ouro em oito oportunidades, sendo seis pelo Barcelona. As últimas duas foram as que geraram mais polêmica, já que o argentino vivia momento de baixa em 2021, no PSG, e já estava no Inter Miami em 2023.
Vale destacar que, na última conquista, o craque foi escolhido muito por conta do desempenho na Copa do Mundo, quando levou a Argentina ao tricampeonato no Catar.