A estreia na Liga Nacional de Futsal (LNF) está logo ali! Na sexta-feira (18), às 17h, o Dracena joga contra o Joinville, no Centreventos Cau Hansen, em Santa Catarina. O último teste da pré-temporada terminou empatado por 2 a 2 com o Santo André. Desempenho que fez o técnico Oder Jefferson reagir de forma bastante positiva. E cautelosa também.
A partida amistosa foi a terceira do time na pré-temporada, realizada a uma semana da estreia na Liga Nacional. Na visão do treinador, se tratou de um “vestibular” crucial para a avaliação do trabalho iniciado no começo de fevereiro.
Ao falar das impressões colhidas no ABC paulista, Oder Jefferson chegou a se mostrar surpreso de certa maneira, em razão do contexto. O treinador comentou o fato de ter sido o primeiro teste diante de uma equipe da LNF, fora de casa, em um local com características peculiares – semelhante à da estreia. As duas quadras costumam dar mais velocidade ao jogo.
O comandante havia classificado o teste em Santo André como um “divisor de águas”, ainda no decorrer da preparação. Ao que tudo indica, a sequência do trabalho será conduzida com ainda mais ânimo, só que também com muita cautela, conforme ponderou.
– Tivemos muitas chances, realmente me surpreendeu até. Mas é aquilo que a gente fala: “Pezinhos no chão, tranquilo”. Foi apenas um amistoso, a gente sabe que, quando começa a competição, é diferente, mas tivemos boas impressões. Vamos com tranquilidade, porque o ano é grande. Não é porque quando ganha está tudo certo, não é porque quando perde está tudo errado.
Agenda
O volume de oportunidades criadas, portanto, é o principal ponto positivo presente na avaliação sobre o teste mais recente. A reapresentação dracenense foi na tarde do último domingo (13). A viagem para Joinville está marcada para quinta-feira (17).
O voo deve sair de Presidente Prudente às 5h. Haverá escala em Campinas. A saída de Dracena deve ocorrer ainda antes das 3h. Será a primeira vez que uma delegação do time seguirá para uma partida de avião.

Cuidados
Até então, o Dracena somava dois amistosos. Empatou contra o Botucatu por 2 a 2 e goleou o Maringá por 6 a 1. Ambos foram longe de casa. As avaliações anteriores do comandante chamavam a atenção para melhoras a serem buscadas na marcação.
Ao ser perguntado de novo sobre esse aspecto, o treinador garantiu ter detectado evolução de forma satisfatória. Contudo, ainda no embalo da cautela exigida, revelou o que o time precisa melhorar para encarar a LNF de forma adequada.
– No geral, todos foram muito bem. É questão de detalhe. Muitas vezes, é questão de percepção, de fechar uma linha de marcação, coisa de um detalhe individual. É fazer esse ajuste agora, durante a semana, para não voltar a acontecer. Foram detalhes, é estar atento o tempo todo. Na Liga, tem que estar atento o tempo todo, não pode perder um pouquinho da concentração, senão acaba dando um pequeno espaço que seja para os caras, e os caras acabam chegando ao gol facilmente.