Uma partida foi disputada de maneira isolada, na noite desta segunda-feira (21), e colocou um ponto final à quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Focado no duelo de quinta-feira (24), pela Libertadores, o Bahia mandou time misto ao gramado da Fonte Nova, em Salvador (BA), e mesmo assim venceu o Ceará por 1 a 0, com gol marcado por Everton Ribeiro, de pênalti, no finalzinho do confronto.
Foi a primeira vitória dos tricolores no Brasileirão, que chegaram aos seis pontos, na 13ª colocação, e deixaram a zona de rebaixamento, agora composta por Atlético-MG, com cinco, Santos e Grêmio, com quatro, e Sport, com um. Os alvinegros, por outro lado, seguem com sete pontos, na quinta colocação, dentro da faixa de classificação para a segunda fase elimiantória da Libertadores.
O confronto entre nordestinos na Fonte Nova
O duelo entre as equipes foi morno, com poucas chances de gol. Usando uma escalação alternativa, os donos da casa, talvez por pouco entrosamento, talvez pensando na partida pela Libertadores, pouco tentaram fazer valer o mando de campo. Já os visitantes pareciam satisfeitos em voltar com um ponto na bagagem.
Assim, não foi de se estranhar que, no primeiro tempo, as melhores chances saíram apenas nos acréscimos, pouco antes do intervalo. Quase aos 47 minutos, Iago acionou Rodrigo Nestor em rápida trama pela esquerda. O ex-São Paulo cruzou, e Cauly chegou batendo com perigo, por cima do travessão.
Pouco depois, próximo aos 49, depois de um lateral pela direita e um pequeno bate-rebate, Rafael Ramos encontrou Guilherme, que bateu cruzado, de pé esquerdo, e mandou com perigo, à direita do goleiro Marcos Felipe.
Já a etapa final também reservou todas as emoções para os últimos instantes. Aos 41 minutos, Everton Ribeiro cruzou da intermediária direita, na medida para Ruan Pablo, que vinha fechando do outro lado. O atacante pegou de primeira, cara a cara com Fernando Miguel, que fez um verdadeiro milagre.
Quando tudo indicava que o empate seria definitivo, o Bahia, praticamente aos 59 minutos de segundo tempo, marcou de pênalti, com Everton Ribeiro convertendo falta cometida por Pedro Henrique em cima de Tiago dentro da área, após longa análise do árbitro Rafael Rodrigo Klein no VAR.
Próximos jogos
O Bahia volta a campo às 21h de quinta-feira (24), contra o Atlético Nacional, novamente na Fonte Nova, em Salvador (BA), pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores, em que aparece na segunda colocação do Grupo F, com os mesmos quatro pontos do líder, o Internacional, que leva a melhor no saldo de gols (3 a 1).
Já pela sexta rodada do Brasileirão, os tricolores vão enfrentar o Palmeiras, às 18h30 de domingo (27), no Allianz Parque, em São Paulo (SP). Um dia antes, no sábado (26), o Ceará recebe o São Paulo, às 18h30, na Arena Castelão, em Fortaleza (CE).