A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) parabeniza a Federação Internacional de Futebol (FIFA) pelo aniversário de 121 anos, data celebrada nesta quarta-feira. Com sede na Suíça, a FIFA foi fundada por representantes da Bélgica, Suécia, Suíça, Dinamarca, França, Holanda e Espanha, em 21 de maio de 1904.
Ao longo de sua história, assumiu sua relevância a nível global e se tornou a entidade máxima do futebol mundial, reunindo federações de 211 países. Além do futebol, é a responsável pelas associações de futsal e beach soccer. Desde fevereiro de 2016, é presidida pelo suíço Gianni Infantino.
FIFA e CBF são parceiras na organização da próxima Copa do Mundo Feminina, em 2027. Este será o último Mundial feminino antes da adoção do formato com 48 seleções, cuja implementação será feita a partir da edição de 2031. A partir desta mudança, a competição saltará de 64 para 104 partidas.
Novas competições
Em junho, nos Estados Unidos, a FIFA realizará a inédita Copa do Mundo de Clubes, torneio que acontecerá a cada quatro anos e reúne 32 equipes de todo o mundo. O Brasil será o país com mais representantes: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras.
O segundo semestre deste ano terá também as renovadas Copas do Mundo Masculina e Feminina Sub-17, que passarão a ser anuais e, até 2029, vão ocorrer no Catar e Marrocos, respectivamente. Além disso, houve incremento no número de participantes: de 24 para 48 seleções na edição masculina; e de 16 para 24, na edição feminina.
A entidade organizará, em novembro e dezembro de 2025, nas Filipinas, a primeira edição da Copa do Mundo Feminina de Futsal.
Em 2026, a Copa das Campeãs será inaugurada pela FIFA, disputada por 6 equipes campeãs continentais do futebol feminino e acontecerá a cada temporada no ano em que não for disputado o Mundial de Clubes Feminino. Este será realizado apenas em 2028 e contará com 16 times.
