Quem é o homem de confiança de Kaio Jorge?

Com apenas 25 anos, Marcos Antônio Maciel da Costa Filho, mais conhecido como Marquito Maciel, vem consolidando seu nome no mercado do futebol como uma das apostas mais promissoras da nova geração de empresários no Brasil. Natural de Recife (PE), o jovem, que cresceu respirando futebol e sonhando em se tornar jogador, encontrou fora das quatro linhas a sua verdadeira vocação: transformar a vida de atletas com atendimento, estratégia e proximidade.

Antes de se tornar agente de jogadores, Marquito já era um empreendedor nato. Começou aos 14 anos vendendo ingressos para matinês na capital pernambucana. Vendeu tanto que criou sua própria equipe de vendas e, em pouco tempo, já era sócio dos eventos. “Os eventos viraram uma fonte de renda maior até do que o que minha mãe ganhava como cabeleireira”, relembra. Foi no mundo do entretenimento que aprendeu os pilares que hoje aplica no futebol: gestão, relacionamento e estratégia.

O trânsito em eventos, turnês e casas de show foi abrindo portas e conectando Marquito com pessoas influentes no meio esportivo. A transição aconteceu naturalmente. De promoter a referência em atendimento para atletas e executivos, passou a ajudar profissionais recém-chegados a Recife com logística e suporte.

Marquito Maciel começou a trabalhar aos 14 anos (Foto: Arquivo Pessoal)

“Fui virando referência nesse tipo de atendimento. Conheci um empresário que me mostrou que eu tinha potencial pela minha rede de contatos. Comecei conectando ele com atletas e vi que podia trilhar meu caminho nesse mercado”, explica.

Aos 21 anos, recebeu o convite de Igor Albuquerque, empresário experiente no mercado, e deu seus primeiros passos no futebol. Com ele, desenvolveu um trabalho de confiança mútua e formação prática.

Mais tarde, veio um dos marcos da sua carreira: a entrada no Retrô Futebol Clube Brasil, clube-empresa de Pernambuco em franca ascensão no cenário nacional. “Foi como sair da casa dos pais e aprender a viver sozinho”, diz. Lá, mergulhou em todas as áreas do clube — da base ao profissional — e trabalhou ao lado de nomes como Laércio Guerra (presidente do clube) e Gustavo Jordão (CEO).

Hoje, Marquito lidera sua própria empresa e atua de forma independente, com apoio de uma equipe estratégica. Cuida da vida de atletas como o atacante Kaio Jorge – do Cruzeiro e atual artilheiro do Brasileirão Série A com 11 gols -, e já trabalhou com nomes como Kieza, ex-Fluminense/RJ, Bahia e Vitória.

Marquito e Leila Pereira, presidente do Palmeiras. Networking de qualidade nos tempos de Retrô abriram portas (Foto: Arquivo Pessoal)
Marquito e Leila Pereira, presidente do Palmeiras. Networking de qualidade nos tempos de Retrô abriram portas importantes (Foto: Arquivo Pessoal)

Seu diferencial? “Minha jovialidade. Entendo como os atletas pensam, falo a língua deles e acompanho de perto o dia a dia. Faço questão de estar presente, ligar, ouvir e orientar”.

Com acesso à maioria dos clubes do Brasil e relações sólidas com empresários e staffs técnicos, acredita que seu maior ativo são os resultados. “Existe um preconceito natural, já que a maioria dos empresários tem 40, 50 anos. Mas eu encaro isso com trabalho. Com resultados, as pessoas passam a confiar em você. É sobre entrega, não idade”.

Crítico ao cenário atual dos agentes de atletas, Marquito aponta a necessidade urgente de profissionalização. “O mercado está poluído. Tem muita gente despreparada lidando com o sonho de atletas e de famílias inteiras. Em muitos casos, falta responsabilidade”, crava.

O empresário tem relacionamento com grandes nomes do futebol mundial, a exemplo de Rodrygo, do Real Madrid (Foto: Arquivo Pessoal)
Agente tem relacionamento com grandes nomes do futebol mundial, a exemplo de Rodrygo, do Real Madrid (Foto: Arquivo Pessoal)

Seu objetivo nos próximos anos é claro: ter um jogador na Seleção Brasileira principal.

Para além dos negócios, Marquito carrega consigo uma missão pessoal. O momento mais marcante até aqui foi o acesso do Retrô da Série D para a Série C. “Vi o esforço de cada pessoa dentro do clube. Foi especial demais”.

E o legado que deseja deixar no mercado é ainda mais significativo: “Quero ser lembrado como alguém que fez diferente: que cuidou, que respeitou, que transformou e que entregou resultado com verdade”.

Em entrevista exclusiva a Jiovani Soeiro, diretor executivo e líder de comunidade do Portal Brazuca, Marquito Maciel falou sobre os desafios que é ser um empresário de atleta de futebol. Confira abaixo:

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