“Tudo mudou na minha vida” – LNF

João Victor comemora título após vitória sobre a Argentina na final da Copa do Mundo no Uzbequistão | Foto: Jo Marcone

João Victor tem uma trajetória vitoriosa na Seleção Brasileira de Futsal. Teve passagem nas categorias de base e conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude em 2018. Pela equipe principal, foi campeão da Copa América e da Copa das Nações em 2023. No dia 6 de outubro de 2024, João Vitor viveu um dos momentos mais marcantes da carreira: foi campeão mundial no Uzbesquistão com a Seleção Brasileira após vencer a Argentina na final por 2 a 1. Um ano depois, ele colhe os frutos da conquista e se firma como uma das grandes referências da modalidade.

“Acredito que mudou muita coisa na minha vida, tanto na carreira quanto no pessoal. É um sonho jogar um Mundial e ser campeão na minha primeira Copa é ainda mais especial. Tem jogador que nunca teve essa oportunidade. Me sinto privilegiado e muito grato por tudo que vivi”, contou.

Desde então, João Vitor soma experiências e grandes conquistas. Em julho deste ano, após empréstimo ao Palma, da Espanha, foi oficialmente anunciado pelo Barcelona Futsal para a temporada 2025/2026. O jogador, que já tinha sido comprado pelo clube catalão em 2024, tem contrato até junho de 2028. Para ele, esse momento é um sonho realizado, que teve início em 2021.

“Eu estava no Corinthians, tinha terminado um treino, sentei na arquibancada e falei com um amigo: ‘vou mandar uma mensagem pro Barcelona. Daqui a cinco anos, vou estar lá’. E mandei. Trabalhei muito, mantive a fé e, três anos depois, a proposta veio. Quando deu certo, mostrei a mensagem para o coordenador do clube. Foi emocionante. É a prova de que acreditar e trabalhar faz a diferença”, relembrou.

Copa das Nações

O próximo desafio de João Vitor é a disputa da Copa das Nações de Futsal, em Brasília. A competição começa nesta quarta-feira (17) e seis seleções disputam o título: Brasil (atual campeão), Polônia, Guatemala, França, Paraguai e Costa Rica. O torneio faz parte da preparação do ciclo rumo ao Mundial de 2028.

“É uma competição muito importante pra nossa preparação. Já começa um novo ciclo, e a gente sabe que tem grandes seleções. Servirá como um excelente teste, como foi a edição passada, que conseguimos conquistar. Agora é focar no presente, desfrutar e entrar forte nos jogos”, avaliou.

A estreia será contra a Polônia, adversário competitivo conhecido por sua imposição física. Apesar disso, o foco de João Vitor está na confiança da força da Seleção Brasileira.

“Respeitamos todos os adversários, mas confio muito na nossa Seleção. Pra mim, é a melhor do mundo. Acredito muito nos meus companheiros. O mais importante é estarmos juntos, focados e mantermos nosso padrão de jogo”, completou.

Família como base de tudo

Por fim, João Vitor falou sobre o apoio incondicional da família. Ele relembra os primeiros passos da sua trajetória no futsal, que foram marcados pelo esforço e pela dedicação incansável de sua mãe, Eliane. Responsável por sustentar sozinha a família, ela foi fundamental no início da carreira do atleta. Como empregada doméstica, sua mãe ajudava com os custos do transporte diário para os treinos e chegava a repassar mensalmente cerca de R$ 350,00 a R$ 400,00.

“Minha mãe é tudo. Me criou sozinha, me deu todo o suporte e sempre acreditou em mim. Hoje, graças a Deus, posso retribuir um pouco de tudo o que ela fez. Também agradeço à minha esposa, aos meus tios e a toda a família. Sem eles, eu não estaria aqui”, finalizou.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Projeto Em Busca de Uma Estrela anuncia seletiva gratuita em São Paulo

O Projeto Em Busca de Uma Estrela está buscando novos talentos com uma avaliação técnica…

Brasil está pronto para Copa das Nações com estreia de Wesley na equipe principal – LNF

Wesley realiza treino de reconhecimento de quadra na Arena BRB Nilson Nelson | Foto: Jo…

Centro de Formação Renascer anuncia peneira gratuita em Ribeirão das Neves

O Centro de Formação Renascer está buscando novos talentos com uma avaliação técnica para atletas…