Após estrear com vitória por 3 a 1 sobre a Polônia, a Seleção Brasileira de Futsal volta à quadra nesta quinta-feira (18), às 20h15, no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, para encarar a Guatemala pelo segundo jogo da fase classificatória da Copa das Nações de Futsal. A partida terá transmissão ao vivo do N Sports e Sportv.
Com três pontos conquistados, o Brasil lidera o Grupo A e uma nova vitória já garante a equipe nas semifinais, marcadas para o próximo sábado (20). A final da competição será no domingo (21), às 18h.
O confronto desta quinta será o nono da história entre as seleções. Até aqui, o Brasil venceu todos os oito jogos anteriores, com ampla vantagem no placar. Esta será a sexta vez que o duelo acontece em solo brasileiro.
O último encontro foi na semifinal do Grand Prix de Futsal de 2014, disputado em São Bernardo do Campo (SP), quando a Seleção goleou a Guatemala por 8 a 2.
Mesmo com o favoritismo e histórico positivo, o técnico Marquinhos Xavier reforça que o jogo contra a Guatemala é mais uma oportunidade para testar variações e consolidar o modelo de jogo da equipe nesta nova fase de preparação.
“Vamos ajustar nosso volume de jogo quando atuamos sem um pivô de referência. O Brasil tem tradição nesse estilo, que inclusive resolveu muitos momentos da partida de hoje. Mas é importante termos alternativas. Nosso objetivo é sair dessa competição com duas formas bem definidas e adaptadas de jogar e, claro, buscar o título”, explicou o treinador.
Desde que assumiu o comando da Seleção Brasileira em 2017, Marquinhos ainda não enfrentou a Guatemala, o que dá um tom inédito ao confronto dentro do seu ciclo de trabalho.
A Copa das Nações reúne seis seleções: Brasil, Polônia, Guatemala, França, Paraguai e Costa Rica. Os dois melhores de cada grupo avançam às semifinais. Campeão da edição de 2023, o Brasil busca o bicampeonato do torneio, que serve como preparação para o próximo ciclo do Mundial de 2028.
