O Corinthians e a Nike lançam oficialmente o terceiro uniforme da temporada, revivendo o estilo icônico da linha Total 90 eternizado pelo inesquecível time de 2005. Mais do que o resgate de conquistas históricas, este lançamento celebra o retorno de uma era, a Era Total 90, marcada por ousadia, autenticidade e muita entrega em campo. Uma energia que inspira tanto os ídolos do passado quanto os protagonistas do presente.
Sob o conceito “Total Corinthians”, o novo manto une passado e presente para celebrar um time que não deixou pedra sobre pedra em campo e ficou cravado na história do Timão com feitos épicos e muita raça. A nova camisa carrega essa herança e veste uma nova geração de atletas que, assim como seus antecessores, não abrem mão de deixar tudo no gramado.
“O Corinthians é feito de histórias que atravessam o tempo e de camisas que carregam significados muito além das quatro linhas. Reviver 2005 com esse manto é homenagear uma geração que marcou o clube para sempre e, ao mesmo tempo, inspirar os novos protagonistas que hoje vestem essa camisa com o mesmo orgulho. A parceria com a Nike segue enaltecendo nossas raízes e olhando para o futuro com a grandeza que o Corinthians merece.”, diz Vinicius Manfredi, superintendente de marketing do clube.
A camisa chega inteiramente preta, com o Swoosh (logomarca da Nike) em laranja no lado direito do peito e o escudo do Corinthians, também em laranja. Detalhes na gola e nas mangas resgatam a estética marcante do modelo usado em 2005. O icônico círculo Total 90 agora abriga o número do jogador logo abaixo do Swoosh. A tipografia foi redesenhada, inspirada na fonte da época, e um emblema com o círculo “90” na parte interna da gola, à altura da nuca, reforça o legado visual da linha e sua influência no futebol mundial. Shorts e meias pretos, com detalhes em laranja, completam o uniforme.
“Essa camisa representa uma ponte entre gerações. A Total 90 foi símbolo de uma era marcada por inovação e ousadia no futebol, e o Corinthians, com seus feitos históricos e personagens lendários, é o palco ideal para reviver e reinventar essa herança. A campanha ‘Total Corinthians’ é uma celebração da identidade única do clube e da nossa parceria que segue mais forte do que nunca,” afirma Renato Aguiar, diretor de marketing da Fisia, distribuidora oficial da Nike no Brasil.
CAMPANHA “TOTAL CORINTHIANS”
Idealizada pela agência Wieden+Kennedy SP, as peças visuais têm como protagonistas os atletas Rodrigo Garro, Matheuzinho, Vitinho, André Ramalho e a atacante Jhonson do time feminino, reforçando o protagonismo da nova geração. Esse legado de sucesso do passado encontra eco no desempenho e na entrega do elenco atual, que segue construindo sua própria história marcante dentro do clube.
As imagens da campanha apresentam esculturas esculpidas em rocha, com sete peixes que fazem referência à histórica goleada do Corinthians sobre o rival no Pacaembu. O gol esculpido remete diretamente à famosa ativação ‘Jaula’ da Nike nos anos 2000, símbolo da intensidade e criatividade do futebol de rua. A clássica bola Total 90 também aparece como elemento nostálgico, reforçando o vínculo com aquele período icônico.
Essa conexão reforça como a trajetória do Corinthians e a inovação da Nike se entrelaçam, unindo legado e modernidade para celebrar a paixão pelo futebol e a história de conquistas que marcaram gerações.
DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO SUSTENTÁVEL
A camisa versão “jogador” conta com a mais recente tecnologia Nike Dri-Fit ADV (Advanced Functional Innovative Technologies ou Tecnologias de Inovações Funcionais Avançadas) e representa o ápice da evolução em vestuário esportivo da Nike. O Dri-FIT ADV usa os materiais básicos encontrados no DRI-FIT – tecido que afasta o suor da pele para uma evaporação mais rápida – e os eleva a um próximo nível, por meio de uma engenharia que mapeia e estuda o corpo dos atletas em movimento, utilizando não só métodos de construção inovadores, mas as percepções dos próprios atletas para proporcionar o máximo desempenho durante o jogo.
Já a versão “torcedor” conta com o mesmo design, mas com o tecido Dri-FIT, feito de microfibras de poliéster. Elas absorvem o suor da pele e o transporta para a superfície do tecido, onde evapora rapidamente. Isso ajuda a manter o corpo fresco e seco, mesmo durante os treinos mais intensos.
Com foco na sustentabilidade, desde 2010 todos os kits de uniformes da Nike passaram a ser fabricados com poliéster feito de fibra de garrafas plásticas que deixaram de ser enviadas a aterros sanitários e ganharam nova utilidade. No processo de produção, elas são higienizadas, fragmentadas em flocos e, então, convertidas em microplásticos que são derretidos e transformados em fios de alta qualidade. Este processo garante menor impacto ambiental e desempenho máximo em campo.