No ano passado, bateu na trave. Decidido nos pênaltis contra o Jaraguá, o grito de campeão da LNF ficou preso na garganta do Praia Clube. A julgar pelo desempenho mineiro na primeira fase, o time vai brigar firme para voltar às finais. E o primeiro obstáculo nos Playoffs é o Foz Cataratas, que mudou de rota em meio a competição.
“Fizemos uma campanha histórica, sendo a melhor colocação do Praia Clube na LNF, com muita fé, perseverança e consistência no trabalho não só nos resultados, mas na construção de uma identidade dentro de quadra. Terminamos em segundo lugar geral, com 53 pontos um atrás do líder, 17 vitórias, tivemos 100% de aproveitamento em casa, ficamos entre os melhores ataques e defesas, o que mostra a força do grupo e a confiança no nosso trabalho”, conta Alemão.
Para o treinador do Praia, assim como a maioria dos colegas, de nada adianta o desempenho até aqui se ele não for repetido ou até melhorado. E a razão é simples e conhecida por todos: “O Playoff é outro campeonato. Mais intenso e mais estratégico. Vamos manter o foco, corrigir os detalhes e chegar ainda mais preparados. A expectativa é alta, mas o pé continua no chão. Vamos seguir com humildade, respeito aos adversários e muita vontade de seguir fazendo história por este clube.”

Do outro lado da quadra, o adversário aposta no fator local para beliscar a classificação entre os oito melhores. Com a 15ª campanha, o Foz conseguiu a vaga nas últimas rodadas, o que não deixa de ser um belo resultado depois de algumas dificuldades na largada.
“A gente passou por uma mudança de trabalho no meio da primeira fase, algumas mudanças desse tipo motivaram um pouco nosso time. Depois, conseguimos uma sequência boa de vitórias, o time conseguiu sempre se manter competitivo na maioria dos confrontos”, conta Bruno Silva.
Para o treinador, o que pode fazer a diferença é a torcida no jogo como mandante. Por isso ele quer aproveitar as semanas até os Playoffs começarem para fazer os ajustes necessários no time que vai pegar uma pedreira pela frente.
“Sabemos que agora são dois jogos, então todo detalhe é válido. Estamos tendo um tempo bom de treinamento, e esperamos que isso possa fazer diferença. Assim como no jogo em casa, esperamos contar com um bom público para fazer do primeiro jogo um grande evento, e quem sabe levar uma vantagem para o jogo em Uberlândia. Se conseguirmos ser eficientes, a classificação será histórica”, projeta Bruno.
O primeiro jogo no Paraná acontece no sábado, às 20h30, e a volta será no dia 17, a partir das 19h. As duas partidas terão transmissão ao vivo do GOAT e da LNFTV.