Em outubro deste ano recebemos a confiança dos vinte e quatro franqueados da Liga Nacional de Futsal para assumir a presidência da entidade a partir de janeiro de 2026, no que será o maior desafio da minha vida.
Ao lado de uma nova diretoria e com o apoio integral da diretoria atual para uma transição harmoniosa e eficaz, na última terça-feira realizamos o Kick OFF da LNF 2026 apresentando ao mercado o planejamento estratégico da Liga Nacional de Futsal para o próximo quadriênio com a nova diretoria eleita.

A principal mudança será a criação de duas novas competições, a LNF Silver e a Copa da LNF. Com o objetivo de ampliar a capilaridade e visibilidade da marca oito novas vagas serão abertas com prioridade de atender os estados que não possuem equipes no torneio e somadas aos oito franqueados que somaram o menor índice de pontos na primeira fase da competição nos anos de 2023, 2024 e 2025 completarão 16 equipes para abrir a temporada da primeira edição da LNF Silver.
A LNF segue com os outros 16 franqueados de melhor campanha no mesmo triênio, mantendo a mesma fórmula de disputa em ambas as séries, com o descenso de três equipes para a Silver ao final da temporada de 26, que consequentemente contemplará os três melhores com o acesso para a divisão principal.

Uma decisão difícil de ser tomada, mas que foi tratada com muito estudo de todos os envolvidos e visão comercial para proteger o valor econômico das franquias, blindando o patrimônio dos proprietários independente da divisão que suas equipes estarão. Congelamos a venda de novas franquias e as equipes entrarão como licenciadas, pagando uma taxa fixa anual para obter os benefícios esportivos, mas sem qualquer equity sobre a LNF. Além da criação da Copa da LNF que garantirá o encontro das 32 equipes em uma mesma competição, eliminatória, com a obrigatoriedade do cruzamento das séries e prioridade dos jogos na casa das equipes da LNF Silver.
Licenciamento de produtos, uma competição voltada para o futsal amador, posicionar a LNF TV como uma emissora especializada na modalidade, transformar a competição Sub 20 – Talentos LNF – em um torneio universitário com obrigatoriedade dos atletas estarem cursando uma graduação, mais entretenimento, fortalecimento institucional e publicidade são algumas das ações que queremos trabalhar nos próximos anos para transformar a “cara” do futsal brasileiro e fazer da LNF um dos principais ativos esportivos do Brasil, de forma harmoniosa e cooperativa com a CBF e CBFS, entidades que regem a modalidade no país.
Presente em 80% das escolas, mas com um share de somente 2% do volume total de patrocínios esportivos, precisamos ultrapassar a prática e atrair a atenção das pessoas para obter relevância , autoridade e engajamento em todas as camadas do ecossistema futsal. As mudanças visam aproximar o futsal dos principais players do mercado publicitário e posicionar a LNF em alinhamento com as principais ligas esportivas do mundo, abrindo novos espaços na mídia para aumentar sua exposição, potencializando a capacidade de receber investimentos privados para acelerar o crescimento dos clubes e competição.
Uma missão desafiadora, mas estou muito otimista com a repercussão positiva inicial e com a certeza de que teremos uma jornada de muito sucesso!!!
Vamos juntos, transformar a LNF em um dos principais ativos esportivos do Brasil.