Foi um dia inesquecível para Emilly. Como se marcar um golaço e ajudar o Brasil a se tornar o primeiro campeão da Copa do Mundo Feminina de Futsal da FIFA™ não bastasse, ela também foi agraciada com a Bola de Ouro adidas e a Chuteira de Ouro adidas da competição. “As emoções são avassaladoras”, disse Emilly à FIFA . “É sensacional, fantástico. Gerações sonharam com isso: sermos as primeiras campeãs desta competição. Tínhamos que conseguir. É difícil descrever minha alegria em palavras. “Há meninas que saíram de casa cedo, que passaram 10, 15 anos longe de casa para lutar por esse sonho. Eu tive que sair de casa cedo, fazer sacrifícios. Agora estou realizando meu maior sonho. Acho que ainda não caiu a ficha da dimensão disso. É inacreditável. Quero agradecer a Deus porque sem Ele, nada disso seria possível.” “Estou radiante com a vitória coletiva, mas, obviamente, marcar um gol em uma final de Copa do Mundo é uma experiência única. Não consigo acreditar que também ganhei esta Bola de Ouro. Acredito que Deus me deu e que meus companheiros de equipe me ajudaram a conquistá-la em 200%.”
Uma dessas companheiras de equipe era Amandinha, recordista com oito prêmios de Melhor Jogadora, que marcou um golaço de cobertura na PhilSports Arena. “Estou muito feliz pela Amandinha”, disse Emilly. “Depois de tudo o que ela conquistou e fez pelo esporte, por outras jogadoras, ela merece muito isso. Ela é um exemplo a ser seguido e uma jogadora extraordinária. Ela enriquece o futsal. Graças a Deus que ela é brasileira.”

Amandinha disse: “Este é, sem dúvida, o melhor momento da minha carreira. É indescritível. Estou muito emocionada, muito feliz. “Passamos dias muito intensos juntas – dias que ficarão gravados em nossos corações e em nossa história – entrando em quadra, ouvindo nossos nomes serem chamados, vendo uma arena lotada, toda a infraestrutura. Estávamos realmente vivendo nosso sonho. “Também fizemos sacrifícios. Passamos por momentos difíceis, estávamos nervosas, mas tudo valeu a pena. Graças a Deus, conseguimos ser as primeiras vencedoras da Copa do Mundo Feminina de Futsal da FIFA.”

Taty, que anulou Lidia Moreira e Janice Silva na final e foi merecidamente eleita a Melhor Jogadora da Partida, teve a honra de erguer o troféu. “Sonhei com esse momento, imaginei, visualizei inúmeras vezes, mas quando aconteceu, senti que ainda não estava preparada”, explicou. “Fiquei inundada de emoções. As outras equipes merecem parabéns pela linda Copa do Mundo que organizaram. Mas estou muito, muito feliz por me tornar campeã mundial.”
“Conversamos no vestiário antes do jogo. Eu sempre digo às meninas: não importa como ganhamos – se jogamos bem ou mal – o importante é ganhar. É sobre ter uma mentalidade vencedora. As coisas podem dar errado na quadra, mas se você tiver esse espírito vitorioso, sempre sairá com a vitória.”
Taty também fez questão de elogiar Emilly. “Emilly é de outro planeta”, disse a capitã da seleção brasileira. “Tenho a sorte de estar rodeada por Emilly, Amandinha, Débora [Vanin] e todas essas jogadoras excelentes. Elas são magníficas no que fazem. Isso facilita muito a minha vida. São as melhores jogadoras do mundo e pessoas extraordinárias.”
