Por serem várias, as categorias de base exigem grande mobilização dos clubes. Não é fácil mantê-las com a estrutura adequada, controlar dezenas de crianças e adolescentes com perfis variados e correndo atrás da bola pesada, no caso do futsal. E ainda por cima lidar com a competitividade entre os atletas contra os adversários. Nesse cenário, o Joinville pode dizer que no Sub-20, 2025 encerrou com chave de ouro com o título do Talentos LNF.
“Reforça a qualidade do trabalho realizado na base e na formação de jogadores. É uma competição estratégica porque ela proporciona ambiente profissional e de competição. E dá uma evolução significativa nos atletas em todas as áreas. Eles vivenciaram vários desafios, com torcida adversária e tiveram muita experiência”, relata William da Maia, supervisor das categorias de base.
A conquista na quadra é uma espécie de cereja do bolo, pela visibilidade que dá ao clube e aos atletas e que motiva o trabalho do dia a dia tão difícil de ser executado quanto o de dia de jogos.
“A gente trabalha com as categorias Sub-15, 16, 17 e 20 muito integradas. A gente busca de desenvolver não só o atleta, mas a pessoa. Muita responsabilidade e profissionalismo com essa conquista mostra que estamos construindo um futuro sólido para o clube”, completa William.
A primeira edição do Talentos LNF foi disputada em 2024 e teve o Minas como campeão. Resta saber quem será o terceiro em 2026.