O Campeonato Mineiro Sub-20 de 2026 teve definições após o Conselho Técnico realizado na sede da Federação Mineira de Futebol. Com a presença dos representantes das 15 agremiações participantes,a fórmula foi decidida por votos dos presentes.
São cinco novidades em relação a 2025. Mamoré, Uberaba, Bonfim, Contagem e XV Uber estão fora. Entram São João Del Rei, Social, Uberabinha, Minas Boca e Nacional de Muriaé.
A primeira fase é disputada em turno único, com os quinze times divididos em três grupos com cinco equipes cada, que se enfrentam entre as chaves, totalizando dez rodadas. Portanto não há confrontos entre os clubes do mesmo grupo.
Ao final, haverá a “Classificação Geral” dos clubes para a definição das fases seguintes. O Pentagonal do Rebaixamento reúne as cinco piores equipes da primeira fase. Elas se enfrentam em turno único, sendo que todos jogam duas partidas em casa e duas fora. Os dois últimos colocados serão rebaixados para a 2ª Divisão em 2027.
Já os dez primeiros colocados da primeira fase avançam para a próxima etapa, também em turno único. Após as nove rodadas, os quatro mais bem classificados avançam para a semifinal.
Confira os clubes que disputam o campeonato:
Grupo A: Cruzeiro, São João Del Rei, Coimbra, Itabirito e Social.
Grupo B: América, Athletic, Villa Real, Uberabinha e Minas Boca.
Grupo C: Atlético, Boston City, Inter de Minas, Betim e Nacional de Muriaé.
O Atlético é o maior vencedor, com 34 taças. O Cruzeiro, atual campeão, chegou a 20. O América tem 19. Completam a lista o Valeriodoce, com três títulos, o Santa Tereza, com dois, além de Democrata-GV e Villa Nova, com um cada.