A história de um carioca abraçado pelo Brasil – LNF

Carioca de nascimento e início de carreira, mas com histórias de conquistas no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e agora São Paulo. Brasileiro, acima de tudo e um grande conhecedor do futsal. Este é Fernando Malafaia, atualmente treinador do Corinthians, clube que se apresentou há quase um ano e já se sente em casa.

Fernando Malafaia tem a missão de levar o Corinthians de volta ao topo no futsal. | Foto: Fabricio miguel

Aliás, este é o segundo treinador alvinegro a se chamar Fernando e, curiosamente, também carioca. Fernando Ferretti foi o primeiro, entre 2015 e 2016. Ferretti, que faleceu em 2023, deixou um legado não apenas para o futsal, mas também para o ‘xará’:

Pra modalidade seu conteúdo profissional e sua veia empreendedora. Diretamente , por ter sido seu atleta, a maneira como conduzia relação com os atletas e tbm solucionava eventuais problemas“, diz.

Durante grande parte de sua carreira, Malafaia esteve à frente de grandes equipes, as quais pertenciam (e pertencem) à cidades que ‘respiram’ futsal. Para muitos profissionais das quadras, fica praticamente difícil mensurar qual cidade é mais apaixonada pela modalidade.

Umuarama e Marechal Rondon, no Paraná, Jaraguá do Sul, em Santa Catarina e Venâncio Aires (RS), municípios que tiveram Fernando Malafaia no comando de seus respectivos times. A seguir, o treinador fala, em sua visão, qual delas é mais apaixonada pelo futsal:

Todas essas cidades citadas, felizmente para nós amantes e profissionais da modalidade são apaixonadas. Por todas deixei um legado profissional construído através de Competência , habilidade , atitude e respeito as tradições da cidade e sua comunidade“.

Atualmente, o calendário do futsal brasileiro conta com diversas competições, a nível nacional. Torneios de Ligas, Copa do Brasil. De certa forma, uma vitrine para equipes mais modestas e até mesmo para jogadores que buscam uma oportunidade nos grandes centros. Malafaia também fala sobre estas competições:

O espaço para competições com oferta em vários níveis é importante para o crescimento da modalidade em todo Brasil , porém a exigência tem que ser atrelada aos princípios básicos,como quadras com medidas e piso de qualidade, organização do evento / espetáculo e transparência financeira. Partindo dessas premissas , tenho convicção que as competições terão papel fundamental no avanço da modalidade“.

Em cada Estado, ou em cada equipe, evidente que muita coisa muda: ambiente, perfil do atleta, material humano (como um todo), planejamento, pressão e conceito de jogo. Em São Paulo não é diferente. Ao longo dos anos, o futsal paulista muniu outras capitais com atletas de alto nível. algo que o treinador aprecia muito:

“O futsal paulista tem como característica, atletas com ótimas capacidades técnicas , deixando o jogo bonito de se apreciar. Importante retratar que encontrei vários profissionais com qualificação para capacitar as características citadas dos atletas e assim contribuir com a modalidade. Apreciador que sou do modelo de posse de bola através de uma estrutura de movimento que favoreça as qualidades dos atletas , é fato que estou muito feliz em SP”.

Fernando Malafaia tem com algumas de suas características manter uma sequência de vários anos em determinado clube. Isso se deve a vários fatores, dentre eles, a ‘química’ entre treinador e atleta, conduta de vida, relações interpessoais e acima de tudo, o respeito – fatores que são primoridiais, além das conquistas:

“Tenho como característica de vida a busca por produzir bons ambientes , isso acontece naturalmente com amigos, familiares e até em novos ambientes não me acanho de ser eu mesmo. Então, quando estou no dia a dia profissional, apenas associo o dever de produzirmos coletivamente e individualmente. Num ambiente saudável e produtivo , a motivação para buscar objetivos e alcançar metas flui de forma intensa. Mas é necessário neste ambiente que a COMPETÊNCIA para informar seja uma constante, que a HABILIDADE esteja sempre pronta para organizar soluções e ATITUDE seja uma marca do processo. Assim sendo , teremos um ambiente de boas energias, produtivo, de mútua confiança, respeitoso e corajoso… Essa é minha química”.

Recentemente, muito se falou em uma nova forma de se jogar futsal, ou seja, possibilidade três tempos corridos, se os times poderiam (ou não), usar goleiro-linha uma vez em casa período e o ‘desafio’ (assim como no vôlei), também uma só vez acionado em casa tempo. No entanto, nada disso foi adiante. Isso tem a ver com a cabeça de algumas pessoas que gerenciam o futsal, que, talvez, ainda não estejam preparada para mudanças. Fernando Malafaia também fala sobre o assunto:

Tomarei a liberdade de dividir essa pergunta. Sobre gerenciamento do Futsal Brasileiro, estamos muito carente de Profissionais capacitados em vários setores, desde o comando mor até departamentos de apoio . Mas temos luz no túnel pois vejo alguns bons profissionais buscando entrar no processo e se isso acontecer, tenho certeza que virão acompanhados de outros . E mudanças no perfil de liderança acontecerá.

Sobre regra , mudaria a forma do jogo 5 x 4 que ocorre com goleiro adiantado ou ‘golinha’ , qdo a bola ultrapassar o meio da quadra , essa não pode voltar mais , assim o risco será maior e a exigência para utilização dessa vantagem trará benefícios para a modalidade como :
– maior competência no desenvolvimento desta ação
– maior exigência na capacitação técnica dos fundamentos ( passe e finalização) dos atletas pois ação ocorrerá em espaço de 20 x 20 .

– maior risco x uma atração extra para os amantes da modalidade, ou seja, oportunidade de gol com dinâmica de jogo . Hoje está monótono a forma com que é utilizada esta possibilidade de jogar em 5 x 4… E na minha opinião, estamos perdendo público, no mínimo, deixando de ganhar”.

O Corinthians, sob o comando de Fernando Malafaia, terá pela frente, os campeonatos promovidos pela FPFS (Federação Paulista de Futsal), inclusive com a ‘Taça São Paulo’ já em andamento, além da principal competição do país, a LNF (Liga Nacional de Futsal). A estreia do Timão será nesta terla-feira (22), às 20h30, quando recebe, no Ginásio Wlamir Marques (zona leste de SP), o Campo Mourão Futsal.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Memphis nega influência em saída de Ramón do Corinthians e manda recado

O atacante Memphis Depay falou sobre a saída de Ramón Díaz do Corinthians e negou que teve…

LaLiga: Simeone lamenta derrota e vê Atlético de Madrid distante do título

O técnico do Atlético de Madrid, Diego Simeone, lamentou a fraca atuação da equipe na…

Interino revela clima no elenco do Corinthians após demissão de Ramón Díaz

Técnico interino do Corinthians, Orlando Ribeiro comandou o time na vitória sobre o Sport, neste sábado (19),…