Durante uma entrevista exclusiva ao DaBase Cast, podcast do Portal Brazuca, realizada na DaniCup Salvador 2024, Lutti Pereira, gerente geral da Academia do Leão, escola de futebol do Esporte Clube Vitória, detalhou como o clube prepara jovens atletas para uma transição suave entre a academia e a base do clube. A estratégia descrita pelo gestor revela um modelo estruturado e eficiente de formação.
“Transição suave e sem pressão”
“O moleque vem, ele se matricula, ele começa a treinar com a mesma metodologia que é aplicada pela base, que é aplicada pelo profissional também. Quando ele já chega nessa transição da academia pra base, ele já tá treinando da mesma forma que a base treina.”
Segundo Lutti Pereira, essa abordagem permite que os jovens atletas enfrentem menos pressão ao serem promovidos para a base do clube. “Então essa transição pra ele é mais suave, ele não tem tanta pressão pra mostrar resultado de imediato, ele tem tempo pra poder mostrar o futebol dele, pra ganhar confiança.”
Preparação no momento certo
A metodologia integrada adotada pelo Vitória prioriza o desenvolvimento gradual, respeitando o tempo de maturação individual de cada atleta. “E aí na hora certa, no momento certo e da forma certa, ele vai e faz essa transição da academia pra base.”
Essa visão estruturada sobre o processo de formação evidencia o compromisso da Academia do Leão com o desenvolvimento completo de seus jogadores, garantindo não apenas qualidade técnica, mas também suporte psicológico e emocional.
Para mais conteúdos exclusivos sobre a DaniCup Salvador 2024, acompanhe o Portal Brazuca também nas redes sociais, sua conexão direta com o universo do futebol de base.