A cidade de Ribeirão Preto (SP) recebe, desta quinta (22) até o sábado (24), a disputa da Alcans Cup Sub-12, torneio que vem se consolidando como uma das principais vitrines para talentos emergentes do futebol de base nacional. Com organização do I9 Futebol Clube, o campeonato acontece nas instalações do Complexo Esportivo Alcans Park.
Ao todo, oito clubes participam da competição, que promete jogos intensos e a revelação de jovens atletas que já despertam atenção de grandes centros formadores. O formato de disputa garante, inclusive, que todas as equipes façam cinco partidas, com confrontos entre os grupos e fases classificatórias que mantêm os times em atividade até o último dia.
Formato da competição
Na primeira fase, os times estão divididos em dois grupos com quatro equipes cada. Após enfrentarem adversários cruzados entre os grupos, todas as equipes se classificam para o mata-mata. A divisão de chaves definirá quais clubes disputam as semifinais Ouro (1º e 2º colocados de cada grupo) e Prata (3º e 4º de cada grupo), valorizando o desempenho de todas as agremiações envolvidas.
Clubes participantes
Grupo A
-
I9 Futebol Clube (SP)
-
Botafogo (RJ)
-
Botafogo (SP)
-
Ceará (CE)
Grupo B
-
Salto FC (SP)
-
Athletico (PR)
-
Atlético-MG (MG)
-
Red Bull Bragantino (SP)
Olhos atentos nas promessas
Como já é tradição nas competições de base, a Alcans Cup Sub-12 promete revelar atletas que podem estar nos elencos principais dos grandes clubes nos próximos anos. Como de costume, o Portal Brazuca destaca oito jovens talentos para o público acompanhar de perto nesta edição:
-
Gabriel Alves (Salto FC) – Meia habilidoso, dono de visão de jogo refinada.
-
Samuel Barbosa (Botafogo/RJ) – Volante de boa leitura de jogo e marcação firme.
-
Gustavo Henrique (Atlético-MG) – Atacante de potência física e bom faro de gol.
-
Yuri Godoi (Red Bull Bragantino) – Meia técnico, inteligente e articulador.
-
Davi Martins (Athletico) – Volante moderno, com qualidade na saída de bola.
-
Danilo Hulk (I9) – Atacante forte e veloz, com bom desempenho recente.
-
Felipe Bueno (Botafogo/SP) – Meia criativo, referência técnica da equipe.
-
João Miguel (Ceará) – Meia ofensivo, com chegada à área e visão de jogo.