A autocrítica ajudou o Real Madrid a superar um período desafiador e impulsionou a integração do atacante Kylian Mbappé ao time, disse o técnico Carlo Ancelotti após a vitória em casa por 4 a 2 sobre o Sevilla no domingo.
O francês de 26 anos marcou o primeiro gol e deu assistência para outro gol na vitória do Real sobre o Sevilla, que está no meio da tabela, e subiu para o segundo lugar na LaLiga, diminuindo a diferença para o líder Atlético de Madrid em um ponto antes das férias de inverno.
Federico Valverde, Rodrygo e Brahim Diaz também marcaram pelo Real, mas foi Mbappé, agora com seis gols nos últimos oito jogos, quem liderou o ataque, já que a vitória levou o Madrid a 40 pontos, dois à frente do terceiro colocado Barcelona.
Mbappé teve dificuldades para se adaptar ao time espanhol após sua transferência no final da temporada, tendo sofrido uma queda de rendimento e ficado um breve período afastado dos gramados.
O atual campeão Madrid teve dificuldades para acompanhar o ritmo dos rivais no início da temporada e foi goleado por 4 a 0 pelo Barcelona em outubro.
O técnico italiano admitiu que a falta de atitude e esforço coletivo estava atrapalhando seu time repleto de estrelas, mas a introspecção ajudou o time a encontrar o ritmo novamente.
A desconexão foi mais dolorosa na Liga dos Campeões, onde o atual campeão está em 20º lugar após três vitórias e três derrotas, mas Ancelotti disse que uma reviravolta está no horizonte para o Madrid, que encerrou seu ano de duas vitórias com uma nota positiva.
“Depois da derrota para o Milan, resolvemos as coisas no vestiário conversando muito claramente”, disse Ancelotti.
“A autocrítica nos fez perceber o que nos faltava, que era um pouco de falta de atitude, de comprometimento coletivo, de correr um pouco mais.
“Voltamos a fazer as coisas do jeito que deveríamos ter feito… Mbappé tem sido autocrítico e é por isso que ele saiu de uma situação que poderia ter sido complicada.”
Ancelotti insistiu antes da partida que tinha confiança na capacidade de Mbappé de atender às altas expectativas do clube e disse que o talismã provou que ele estava certo.
“O período de adaptação dele acabou e hoje ele mostrou que eu, de vez em quando, estou certo”, disse Ancelotti,
“Em 2024, dou um A+ para o time. A temporada passada foi fantástica. Começamos (esta temporada) com mais dificuldade, mas conseguimos consertar a situação a tempo e há esperança para 2025, mas é difícil repetir. Vamos tentar.”