Ricardo de Burgos, árbitro escalado para a final da Copa do Rei entre Real Madrid e Barcelona, marcada para sábado (26), se emocionou e chorou ao responder a um vídeo crítico publicado pela RMTV, canal oficial do clube merengue.
O vídeo, divulgado na quinta-feira (14), mostra uma compilação de lances que, segundo a emissora, seriam erros cometidos por De Burgos ao longo de sua carreira. Trata-se de mais um capítulo na série de conteúdos em que a RMTV critica árbitros espanhóis.
Durante uma coletiva de imprensa, visivelmente abalado, De Burgos desabafou: “Quando seu filho vai à escola e tem crianças dizendo que seu pai é um ladrão, e ele chega em casa chorando… é muito difícil.”
📽 | Ricardo de Burgos Bengoechea, árbitro da final da Copa do Rei neste sábado, fez um desabafo sobre a arbitragem, sua vida e de companheiros da profissão.
Confira: pic.twitter.com/onZZIgIFyH
— Radio Culer (@RadioCuler) April 25, 2025
Ele também destacou sua integridade e os desafios enfrentados pelos árbitros em todos os níveis do futebol. “O que eu faço é tentar educar meu filho dizendo que o pai dele é um homem honesto, que erra como qualquer outro esportista. É muito difícil, não recomendo a ninguém”, desabafou.
“Não é justo o que estamos vivendo — muitos colegas, não só no futebol profissional, mas também no futebol de base. É hora de refletirmos sobre o que queremos para o esporte e para o futebol.”
Até o momento, o Real Madrid não respondeu publicamente aos comentários do árbitro.
Pablo González Fuertes, árbitro de vídeo (VAR) na final deste sábado, também se manifestou e indicou que os árbitros estão prestes a tomar medidas diante da pressão constante: “Vamos começar a agir de verdade. Não vamos mais permitir o que está acontecendo.”
“Vocês verão em breve. Vamos fazer história e não vamos continuar suportando isso. Uma greve? Terão notícias nossas em breve”, afirmou.
Em fevereiro, a Federação Espanhola de Futebol (RFEF) já havia alertado sobre os abusos sofridos pelos árbitros, mencionando o caso de José Munuera Montero, que foi alvo de ataques após expulsar Jude Bellingham, do Real Madrid.
Poucas semanas antes, o próprio Real Madrid havia enviado uma carta de reclamação contra a arbitragem após derrota por 1 a 0 para o Espanyol.