O Bahia está a um jogo de fazer história. Caso vença o vice-lanterna Atlético-GO neste domingo (8), às 16h (de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador, o Esquadrão de Aço voltará à Copa Libertadores da América após 35 anos. O duelo é válido pela 38ª e última rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
A última participação do Esquadrão de Aço no torneio continental foi em 1989, quando chegou às quartas de final. Um ano antes, o clube conquistou seu segundo e último título brasileiro.
Em caso de empate ou derrota diante do Dragão, o Tricolor também pode carimbar uma vaga na Liberta. Para isso, precisará torcer para que o Cruzeiro não vença o Juventude, em duelo que acontece no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul-RS, de forma simultânea.
Um revés do Bahia também dá chance ao Vasco de classificação. No entanto, o Cruzmaltino precisaria vencer o Cuiabá, na Arena Pantanal, e tirar uma diferença de 12 gols de saldo.
Atualmente, o time treinado por Rogério Ceni ocupa a oitava colocação do Brasileiro, com 50 pontos. O Cruzeiro está logo atrás, com 49, e o Vasco tem 47.
Tabu a ser quebrado
O Tricolor tentará buscar um tabu que já dura sete anos. A última vitória do clube sobre o Dragão ocorreu no dia 5 de junho de 2017, na Fonte Nova. Desde então, são três triunfos rubro-negros e três empates.
No retrospecto geral, porém, a vantagem é do Bahia. As equipes se enfrentaram em 25 jogos oficiais ao longo da história, de acordo com dados do site oGol, com 11 vitórias baianas, oito empates e seis vitórias goianas.
Desfalques do Bahia
O goleiro Marcos Felipe, que sofreu uma concussão diante do Timão, não estará à disposição do técnico Rogério Ceni. O protocolo de concussão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), novidade nesta temporada, impede que o atleta volte a atuar antes de cinco dias de descanso.
Dessa forma, Ceni deve escolher entre Adriel, que foi muito criticado na última partida, e o experiente Danilo Fernandes, que não entra em campo desde o dia 25 de fevereiro de 2024.
O zagueiro David Duarte e o lateral-esquerdo Iago Borduchi, com lesões musculares, também devem ficar de fora. Já o zagueiro Victor Cuesta, que alega “dificuldade para respirar” nos treinamentos, é uma incógnita.
Atlético-GO com reforço
Do lado do Atlético-GO, o técnico Anderson Gomes terá o retorno do atacante Luiz Fernando, artilheiro do time na temporada, com 21 gols. O jogador cumpriu suspensão na última rodada, diante do Fortaleza.
Bahia x Atlético-GO
Bahia: Adriel (Danilo Fernandes); Santi Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Acevedo, Caio Alexandre, Everton Ribeiro e Cauly; Ademir e Luciano Rodríguez. Técnico: Rogério Ceni.
Atlético-GO: Ronaldo; Bruno Tubarão, Adriano Martins, Alix Vinicius e Guilherme Romão; Roni, Baralhas, Rhaldney e Shaylon; Luiz Fernando e Derek. Técnico: Anderson Gomes.
- Motivo: 38ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
- Data e horário: 8 de dezembro de 2024 (domingo), às 16h (de Brasília)
- Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
- Árbitro: Gustavo Ervino Bauermann (SC)
- Auxiliares: Thiaggo Americano Labes e Bruno Muller (ambos de SC)
- Árbitro de vídeo: Rodolpho Toski Marques (PR)
- Transmissão: Premiere