Único site do país com cobertura nacional e internacional sobre futebol de base, o Portal Brazuca apresenta o mais completo ranking das categorias de base dos clubes brasileiros.
O Ranking DaBase, criado em 2016, é o único levantamento de performance das categorias de base no Brasil. Ele mede o desempenho de clubes em torneios oficiais, destacando os maiores formadores de talentos.
Além de servir como termômetro para o cenário do futebol de base brasileiro, o ranking também impulsiona a visibilidade e valorização dos jovens atletas e profissionais deste ecossistema, influenciando contratações e novos investimentos nas categorias de formação.
São mais de 200 campeonatos de base contabilizados no levantamento. Levam-se em conta todos os Estaduais disputados no Brasil, catalogados nos sites oficiais de cada Federação, do sub-11 ao sub-21, assim como as copas, além do Brasileiro de Aspirantes e as competições regionais e nacionais.
Levando-se em consideração apenas os clubes da Região Norte, o Galvez-AC se sobressai, sendo o maior pontuador desde que a lista foi criada, e ainda bem à frente dos demais. O Fast-AM permanece em segundo e o Batalhão-TO ultrapassou o Remo-PA para completar o pódio regional.
Ao todo são 114 associações que conseguiram pontuar desde 2016 (oito a mais que na última atualização). Confira o ranking atualizado da Região Norte:
- Galvez-AC = 373;
- Fast-AM = 251;
- Batalhão-TO = 222;
- Remo-PA = 215;
- FlaPalmas-TO e São Paulo-AP = 197;
- São Raimundo-RR = 193;
- Rio Branco-AC = 172;
- Andirá-AC e Paysandu-PA = 165;
- Avaí-RO = 156;
- Santa Cruz-AC = 141;
- Capital-TO = 122;
- Sant German-RO = 115;
- Sul América-AM = 107;
- Palmas-TO e Santos-AP = 103;
- Genus-RO = 96;
- Ji-Paraná-RO, Real Ariquemes-RO e Rondoniense-RO = 90;
- Gazin Porto Velho-RO = 86;
- Guerreirinhos-AM = 85;
- Atlético-AC e Castanhal-PA = 82;
- Amazonas-AM, São Raimundo-AM, Trem-AP e Tuna Luso-PA = 77
- Independência-AC = 74;
- Interporto-TO e Nacional-AM = 69;
- Náutico-RR = 65;
- GAS-RR = 60;
- São Francisco-AC = 57;
- Tarumã-AM = 53;
- Santos-AM = 52;
- Santana-AP = 51;
- Macapá-AP = 49;
- Brazuca-RO e Carajás-PA = 47;
- Atlético Roraima-RR = 46;
- Holanda-AM, Sparta-TO e Vilhenense-RO = 43;
- 6º BPM-TO, Aureny III-TO, Gurupi-TO, Independente-AP e River-RR = 39;
- Arne 64-TO, CFA Palmas-TO, Mazagão-AP, Monte Roraima-RR e São Paulinho-TO = 34;
- Baré-AP, Camisa 10-AC, Castelo-TO, Desportiva-PA, Furacão do Norte-AC, Guaporé-RO, Guerreirinhos-TO, Inter Academy-AM, Iranduba-AM, Rio Negro-RR,
- Rolim de Moura-RO, São José-AP, União de Palmas-TO, Vasco-AC e Ypiranga-AP = 30;
- Escolinha Flamenguinho-AC = 27;
- Atlético Cacoal-RO, Baré-RR, Espigão-RO, Oratório-AP e Rio Negro-AM = 26;
- Bragantino-PA, Cliper-AM, Craques do Futuro-AM, Dianapolina-TO, Izabelense-PA, Santos-TO, Sena Madureira-AC e Tocantinópolis-TO = 17;
- ABC-AC, AFEX Talentos do Futuro-AC, Águia de Marabá-PA, Araguaia-TO, Atlético Gurupi-TO, Bela Vista-TO, Caeté-PA, Colorado do Oeste-RO, Cruz Azul-AC, Escolinha da Vila-TO, Escolinha do Flamengo-AC, FlaPorto-TO, Líbano-AM, Librade-AM, Manauara-AM, Parauapebas-PA, Penarol-AM, Pinheirense-PA, Plácido de Castro-AC, Plenitude-AC, R1-RO, Recanto-AM, Tabosão-AM, Taquarussú-TO, União Carmolendense-TO e Villa Rondônia-RO = 13;
- Manaus-AM = 11;
- Bangu-AC, Estrelinha-AC e União Cacoalense-RO = 10.
Clique aqui e confira o RANKING DABASE NACIONAL, que contempla todas as agremiações que pontuaram de 2016 até aqui. Para saber e entender os critérios de pontuação, clique aqui.