O Botafogo é campeão brasileiro de 2024! A equipe carioca venceu o São Paulo por 2 a 1 neste domingo (8), no Estádio Nilton Santos, pela 38ª rodada, e conquistou o terceiro título na competição.
A conquista deste ano encerra um jejum de 29 anos. A última vez que o Glorioso levantou a taça do Brasileirão foi em 1995.
LEVANTA A TAÇA, MEU GLORIOSO! NÓS SOMOS OS CAMPEÕES! 🏆🔥#VamosBOTAFOGO pic.twitter.com/22Efjg2gAt
— Botafogo F.R. (@Botafogo) December 8, 2024
Os gols do Alvinegro foram marcados por Savarino, aos 36 do primeiro tempo, e Gregore, aos 46 da segunda etapa. William Gomes descontou para o Tricolor.
Como foi o jogo
O Botafogo dominou o primeiro tempo com tranquilidade. Mesmo mantendo a posse de bola, o time carioca não foi tão efetivo, apresentando pouco perigo ao São Paulo. O time de Zubeldía conseguiu controlar bem o jogo, mesmo com vários desfalques na partida.
Aos 13 minutos, Luiz Henrique realizou boa jogada pela direita e cruzou a bola para Igor Jesus, que finalizou com perigo à direita de Jandrei. Aos 31 minutos, após cruzamento de Savarino, Igor Jesus cabeceou firme em cima de Jandrei, que fez a defesa.
As esperanças aumentaram para o Botafogo após o Fluminense marcar no Allianz Parque. No Nilton Santos, a equipe carioca abriu o placar logo em seguida.
Após roubar a bola no meio de campo, Marlon Freitas tocou para Igor Jesus, que se livrou de dois marcadores e deixou para Savarino, que tocou por cima de Jandrei para marcar o gol.
Antes do término da primeira etapa, o Glorioso criou mais uma chance perigosa, mas Igor Jesus parou na defesa de Jandrei.
No segundo tempo, aos 12 minutos, Luiz Henrique quase ampliou para o Alvinegro, mas viu a equipe paulista empatar o placar. Após falha de Marlon Freitas, William Gomes roubou a bola e tocou na saída de John para empatar o jogo no Nilton Santos. A partida se manteve equilibrada, com nenhuma das equipes arriscando.
O cenário mudou no fim do segundo tempo, aos 46 minutos, quando Gregore marcou diante de 41.986 pessoas e confirmou o título brasileiro do Glorioso.