• Home
  • Principal
  • Brasil tem atletas de 17 clubes diferentes no Sul-Americano Sub-20

Brasil tem atletas de 17 clubes diferentes no Sul-Americano Sub-20

A Seleção Brasileira Sub-20 enfrenta uma série de dificuldades para montar uma equipe competitiva para o Campeonato Sul-Americano da categoria. O técnico Ramon Menezes, diante de vários cortes de última hora, convocou um elenco final composto por 23 jogadores, provenientes de 17 equipes distintas, que atuam no Brasil, na Europa e na Ásia.

Em busca de entrosamento e consistência, a Seleção passou por uma primeira fase de altos e baixos. Da goleada de 6 a 0 sofrida para a Argentina, na estreia, até a derrota para a Colômbia, na última rodada, a equipe passou por diversas alterações em busca de um time ideal. Entre as derrotas, duas vitórias, diante de Bolívia e Equador, que garantiram a classificação ao hexagonal final, em andamento.

Com 17 clubes diferentes representados na lista final,, a seleção conta com uma grande diversidade de origens e formações. Apesar disso, clubes tradicionais como Palmeiras, São Paulo, Fluminense e Botafogo ficaram de fora da lista, sem representantes nem na convocação inicial.

Internacional com maior representação
O Internacional, um dos clubes mais representados na Seleção, conta com três atletas convocados para o Sul-Americano Sub-20. Durante a preparação, o clube viu o meia Gabriel Carvalho ser cortado devido a uma lesão, e Henrique Menke, goleiro de 18 anos, ser chamado para substituir Otávio, do Cruzeiro, também contundido. Os outros dois jogadores do Inter na seleção são Gustavo Prado (meia, 19 anos) e Ricardo Mathias (atacante, 18 anos).

Clubes com dois atletas convocados
Além do Internacional, outros clubes tiveram dois jogadores convocados.

Atlético-MG: Robert (goleiro, 20 anos) e Alisson (atacante, 19 anos)
Corinthians  Felipe Longo (goleiro, 19 anos) e Breno Bidon (volante, 19 anos)
Grêmio: Igor Serrote (lateral-direito, 19 anos) e Nathan (atacante, 19 anos)
Vasco: Paulinho (lateral-direito, 19 anos) e Rayan (atacante, 18 anos)

Jogadores atuando no exterior

Seis dos convocados pela Seleção Brasileira Sub-20 não jogam mais no Brasil. Entre eles, Bordon, zagueiro de 19 anos, atua pela Lazio, da Itália, enquanto Leandrinho, lateral-esquerdo de 19 anos, joga pelo Al Shabab, dos Emirados Árabes Unidos.

Outros jogadores formados no Brasil, como Deivid Washington (Chelsea, Inglaterra), Gabriel Moscardo (Stade Reims, França), Pedrinho (Zenit, Rússia), Wesley (Al Nasr, Arábia Saudita), também estão fora do país, refletindo o movimento crescente de atletas brasileiros no futebol internacional. Os últimos três, inclusive, negociados pelo Corinthians nos últimos anos.

A Seleção Brasileira Sub-20 também reflete a diversidade geográfica do país. Jogadores de diferentes regiões do Brasil foram convocados, mostrando o trabalho de captação realizado em clubes das séries A e B do Campeonato Brasileiro.

O Goiás, por exemplo, tem um representante com o zagueiro Anthony (19 anos), enquanto o Athletico-PR conta com o zagueiro Arthur Dias (17 anos). O Flamengo, o Santos, o Bahia e o Fortaleza também têm atletas convocados, como o zagueiro Iago (Flamengo), o zagueiro Jair (Santos), o lateral-esquerdo José Guilherme (Bahia) e o meia Kauan (Fortaleza), todos com 19 anos.

Ramon Menezes está pressionado – Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Apesar de contar com uma equipe bastante diversa e talentosa, a Seleção Brasileira Sub-20 enfrenta desafios significativos no Sul-Americano. Entre desfalques, negociações em andamento e uma série de lesões, o time busca recuperar a competitividade necessária para garantir uma vaga no Mundial da categoria.

O cenário é de críticas à comissão técnica, aos atletas e à própria CBF, com questionamentos sobre a geração atual e os desafios de adaptação ao novo cenário do futebol mundial. A principal dúvida que persiste é qual será o futuro da Seleção Sub-20, que busca se reerguer após tantas dificuldades.

Deixe sua opinião

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Ex-jogador da Seleção Inglesa vira diretor de empresa de segurança

O ex-atacante da Seleção Inglesa e do Liverpool, Emile Heskey, conseguiu um emprego inusitado após…

Madureira x Sampaio Corrêa: horário e onde assistir ao jogo do Carioca

O Campeonato Carioca chega à sua 8ª rodada com um confronto entre equipes que buscam…

Palmeiras anuncia nova coordenadora de base do feminino

O Palmeiras oficializou Renata Ferreira como a nova coordenadora das categorias de base do futebol…