A comissão técnica da Seleção Brasileira de beach soccer esteve presente na preparação da seleção de futsal para a Copa América. O encontro aconteceu na última terça-feira (20), na sede do Instituto Philippe Coutinho, no bairro de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, onde o Brasil se prepara para a competição continental.
Esse intercâmbio foi uma iniciativa do diretor e do gerente de beach soccer e futsal da CBF, Mauro Carmélio e Lavoisier Freire, respectivamente, com apoio do técnico Marquinhos Xavier, que recebeu os profissionais do beach soccer para acompanharem um dia de trabalho nas quadras, como troca de experiências entre as modalidades.
“Entendemos que essa troca de experiências entre as duas modalidades só irá engrandecê-las individualmente. Certamente faremos isso mais vezes e também o inverso, com o futsal acompanhado o trabalho do beach soccer”, afirmou Mauro Carmélio.
“Além de fortalecer a união entre as duas modalidades, essas trocas também ajudam no desenvolvimento de novos trabalhos, novas perspectivas de preparação física, técnica e mental dos atletas, especialmente visando competições importantes, como a Copa América”, reforçou Lavoisier Freire.
O novo técnico da seleção de beach soccer, Chicão Castelo Branco, está presente desde o início dos treinos e seguirá acompanhando a delegação do futsal no torneio. Ele avalia como muito positiva essa iniciativa.
“A ideia de fazer essa integração das comissões técnicas foi muito importante. Pude acompanhar de perto todos os protocolos usados, padrão de treinamento, além da convivência no dia a dia. São todos multicampeões, então é sempre bom ver como eles se comportam, como trabalham. Parabéns ao Dr. Mauro e ao Lavoisier, nossos gestores, pela iniciativa, e um agradecimento especial ao Marquinhos Xavier e sua comissão técnica, que nos acolheram de uma forma muito legal”, disse Chicão, que teve a companhia do auxiliar técnico Fabrício Santos, o preparador físico Fábio Costa e o fisioterapeuta Maurício Bity nesta terça-feira (20), quando acompanharam o dia completo de trabalho.
Marquinhos Xavier endossou a relevância dessa troca de experiências.
“Vejo isso de uma forma muito positiva. Futsal e Beach Soccer tem muita similaridade na maneira de jogar e podem se ajudar mutuamente. Sempre que for possível fazermos essa integração, será bem-vindo. Todos saem ganhando”, afirmou.
A Seleção Brasileira de futsal estreia na Copa América no dia 24/1, contra a Colômbia. O torneio será disputado no Paraguai.