Por Redação do ge e TV Fronteira
• Dracena, |SP
Algumas palavras predominaram no fechamento dos trabalhos do Dracena em casa, antes do primeiro voo da história do time – criado em 2015. Na última quarta-feira (16), o renovado Ginásio Alaor Ferrari serviu de inspiração para conversas sobre saudade e ansiedade, mas também sobre uma baixa importante para a estreia na Liga Nacional de Futsal (LNF).
O pivô Diogo, um dos reforços para 2025, lesionou-se em um dos amistosos da pré-temporada, em Maringá, e não vai encarar o Joinville, nesta sexta-feira (18), às 17h. Natã Clei e Matheus são opções para o técnico Oder Jefferson na posição.
A parte referente à saudade, esta perto do fim, ficou por conta da conversa com o goleiro Tiago Loose, um dos remanescentes de 2024 (ele chegou ao Dracena em 2022). O atleta catarinense ficou fora de parte da pré-temporada, em razão de problemas de saúde.
Tiago Loose é de Palmitos, no extremo oeste de Santa Catarina. Os pais do goleiro irão encarar os quase 600km de estrada, atravessar o território estadual e assistir à partida do time do filho em Joinville. A rotina deverá se repetir em outros jogos do Dracena na Região Sul.
Por isso, o arqueiro disse que retornar às terras catarinenses será algo muito bom. Assim, vai aproveitar para matar a saudade dos pais. Na reta final do ano passado, o ge havia contado que os pais de Tiago Loose fizeram esforço semelhante para chegar a um jogo no Oeste Paulista (relembre).

O técnico Oder Jefferson também participou do bate-papo à véspera da viagem. O treinador analisou o quesito ansiedade e detalhou a necessidade de controlar tal aspecto. Garantiu que, a essa altura, uma conversa entre integrantes do grupo pode ajudar tanto quanto um treino tático.
– Você tem que saber de que forma está administrando sua ansiedade. De fato, tem hora que, ao invés de ela ajudar, acaba atrapalhando. Nesse momento, costumamos conversa, porque, às vezes, o bate-papo é melhor do que muitos treinos. E deixo sempre aberto para eles me procurarem. É isso, a ansiedade é boa até certo ponto.

Logística
O Dracena iniciou a viagem por volta das 3h desta quinta-feira (17). O voo saiu às 5h de Presidente Prudente. Houve escala em Campinas. O elenco ainda fará um trabalho em Joinville na quinta. Uma atividade final será realizada no dia do jogo, no hotel.