O Congresso Extraordinário da Fifa confirmou, nesta quarta-feira (11), que a América do Sul receberá três jogos da Copa do Mundo de 2030, ação que vai comemorar os 100 anos do Mundial de seleções.
Uma arena será construída pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) em Assunção, no Paraguai, em parceria com o Olimpia.
O estádio levará o nome de Osvaldo Dominguez Dibb, histórico dirigente do clube, e pai do atual presidente da confederação sul-americana, Alejandro Dominguez.
Un lugar histórico, una obra para la eternidad.
Estadio ueno OSVALDO DOMINGUEZ DIBB, Sede Oficial de la FIFA WORLD CUP 2030.
⚪️⚫️⚪️#EstadioUenoOsvaldoDomínguezDibb 🏟 pic.twitter.com/raNawu0YtF
— Club Olimpia (@elClubOlimpia) December 11, 2024
O estádio terá capacidade para 46 mil pessoas e usará o terreno onde hoje fica o pequeno estádio do clube, para 20 mil espectadores. A ideia é usar recursos privados.
O estádio Centenário, em Montevidéu, palco da primeira final de uma Copa do Mundo, em 1930, abrirá a edição de 2030, em 8 de junho.
No dia seguinte, o estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, e a nova arena de Assunção receberão mais dois jogos. Argentina, Uruguai e Paraguai não precisarão participar das Eliminatórias.
¡Lo soñamos, lo creímos y hoy es una realidad! Los tres estadios que albergarán el Mundial 2030 en Uruguay, Argentina y Paraguay. ¡Estamos listos! pic.twitter.com/kr8TTf2TYM
— Alejandro Domínguez (@agdws) December 11, 2024
A Copa do Mundo de 2030, de fato, será na Espanha, em Portugal e no Marrocos, entre 13 de junho e 21 de julho. Serão 20 estádios recebendo jogos nesses três países.
O novo estádio em Assunção
O projeto do novo estádio em Assunção estava diretamente ligado à América do Sul receber toda a Copa do Mundo de 2030, para facilitar o investimento necessário.
Inicialmente a ideia era uma arena para 60 mil espectadores, mas o tamanho já diminuiu. O Mundial veio parcialmente, portanto o tamanho projetado também foi reduzido, para 46 mil pessoas.
No relatório feito por especialistas da Fifa que visitaram as sedes candidatas, neste segundo semestre de 2024, e que aprovou os países a receberem esses jogos inaugurais da Copa de 2030, havia preocupação com a viabilidade da construção de um novo estádio em Assunção.
“O Novo Estádio Nacional, conforme apresentado, atende e, em alguns casos, excede os requisitos, refletindo sua promessa como um local moderno com um alto padrão de instalações. No entanto, um estudo de viabilidade e uma análise mais profunda de seu impacto de legado de longo prazo exigiriam uma análise mais aprofundada. Portanto, é recomendado que as opções de estádio adicionais propostas pelo licitante sejam consideradas mais detalhadamente”, é o que diz o texto no relatório da Fifa.
Inicialmente, o estádio sairia do zero e não teria relação com os clubes locais. Mas justamente por causa do relatório, que apontou possível ociosidade da arena, encontrou-se a solução de juntar essa proposta com outra, de remodelação do campo do Olimpia.
A Copa do Mundo de 2034 foi confirmada para a Arábia Saudita.