O Corinthians anunciou, na tarde desta terça-feira, a renovação contratual do ala destro Vandinho para a temporada de 2026 do futsal. Aos 33 anos, o jogador teve participação decisiva na reta final de 2025, mas encerrou o ano lesionado após se machucar durante a final da Liga Nacional de Futsal (LNF).
A informação da renovação já havia sido antecipada pelo Meu Timão. Vandinho foi um dos reforços da equipe alvinegra para a temporada de 2025 e fez sua estreia oficial no dia 22 de abril. Na ocasião, o Corinthians goleou o Campo Mourão por 6 a 0, pela LNF, no Ginásio Wlamir Marques. O ala iniciou a partida no banco de reservas e entrou ao longo do confronto.
Ao longo da temporada, o jogador conviveu com problemas físicos e chegou a desfalcar a equipe em momentos importantes, incluindo a viagem à Espanha em agosto. Mesmo assim, ganhou protagonismo na reta final do ano. Vandinho marcou na semifinal do Campeonato Paulista, na goleada por 5 a 0 sobre a Ferroviária Pinda, e também deixou sua marca na final da LNF, no jogo de ida contra o Jaraguá, que terminou empatado por 3 a 3.
A decisão da Liga Nacional, no entanto, teve um desfecho amargo para o ala. Durante a partida de volta, vencida pelo Jaraguá por 3 a 0, Vandinho sofreu uma grave lesão no tendão de Aquiles e deve ficar afastado das quadras nos primeiros meses da temporada de 2026.
No total, ele disputou 35 partidas oficiais pelo Corinthians em 2025, com 25 vitórias, seis empates e quatro derrotas, além de cinco gols e quatro assistências. Ele encerrou a temporada com a conquista da Taça São Paulo.
Os últimos dias do ano têm sido de reformulação no elenco do Timão. Na última segunda-feira, o Corinthians se despediu do ídolo Deives, que anunciou aposentadoria, e viu o ala Luiz Brizzi ser anunciado pelo Came Treviso C5, da Itália.
Por outro lado, ele é o sétimo nome oficializado para 2026. Entre as permanências estão os fixos Lucas Martins, Da Bonja e Caio Barros, além dos goleiros Lucas Oliveira, Kelvin e João Vitor Koji. O técnico Fernando Malafaia também segue no cargo.
Situação do elenco
O Corinthians tem nove baixas confirmadas no elenco principal de futsal. Já deixaram o clube o fixo Ivan Monteros, os alas Igor Carioca e Luiz Brizzi, e os pivôs Israel, Deives e Andrey. Além deles, conforme apuração do Meu Timão, o fixo Marlon seguirá para o futsal da Malásia, Luisinho acertou com o Joinville e Yann tem destino encaminhado ao futsal espanhol.
Por outro lado, como soube a reportagem, o Corinthians encaminhou as renovações dos alas Igor Bredof e Lucas Morales. O elenco ainda contará com atletas que possuem contratos mais longos, como o jovem Maicon, com vínculo até 2027. Já o fixo Papagaio, o ala Renatinho e o pivô Rick têm contratos válidos até dezembro de 2026.