Bukayo Saka, atacante do Arsenal, ficará fora por “muitas semanas” após sofrer uma lesão no tendão durante a vitória por 5 a 1 sobre o Crystal Palace na Premier League, no sábado (21), disse o técnico Mikel Arteta.
Saka perderá o jogo de sexta-feira contra o Ipswich Town e outras partidas, mas Arteta espera que o jogador de 23 anos retorne à forma física antes do fim da temporada.
Saka registrou cinco gols e 10 assistências na Premier League nesta temporada, o que ajudou o Arsenal a ficar em terceiro lugar na tabela. Ele foi forçado a sair no 22º minuto da partida contra o Crystal Palace e deixou o estádio de muletas.
Em outubro e novembro, o jogador perdeu três jogos da Liga das Nações, bem como a derrota do Arsenal para o Bournemouth e a vitória da Liga dos Campeões sobre o Shakhtar Donetsk devido a uma lesão na mesma perna.
“Não tenho certeza se é exatamente o mesmo (tipo). Não está parecendo bom. Ele vai ficar fora por muitas semanas. Poderia ter sido muito pior. Poderia ter sido outra coisa que pode te tirar por um ano”, disse Arteta aos repórteres nesta segunda-feira (23).
Quando perguntado sobre como planeja substituir Saka, Arteta disse: “Estou reunindo algumas ideias, mas ainda não cheguei lá”.
“Gabriel (Jesus) e Ethan (Nwaneri) jogaram lá, (Leandro) Trossard pode jogar em relação a como essa unidade se move. Kai (Havertz) poderia jogar. Veremos, tentaremos coisas diferentes e perguntaremos como eles se sentem sobre isso”, completou.
Arteta também confirmou que o ponta Raheem Sterling machucou o joelho e também ficará fora por muitas semanas.
“Obviamente não previmos essa situação com Bukayo e Raheem. Se algo tiver que acontecer (na janela de transferências de janeiro), estaremos abertos. Mas o foco principal agora é como desbloquear o potencial que há neste elenco”, afirmou.
O espanhol acrescentou que a lesão de Saka foi causada por uma série de motivos, incluindo o número de partidas que ele disputou.
“Bukayo e Declan (Rice), eles jogaram mais de 130 jogos em duas temporadas, então o que vai acontecer na terceira, na quarta? Se continuar do mesmo jeito, provavelmente é insustentável”, disse Arteta.
“E temos que encontrar maneiras de transformá-los fisicamente em monstros. Que eles possam lidar com qualquer coisa”, finalizou.