Cruzeiro confirma contratação de Gabigol

A espera acabou! O centroavante Gabriel Barbosa, o Gabigol, é o novo reforço do Cruzeiro. No primeiro dia de 2025, a Raposa anunciou a contratação do atacante, de 28 anos. A oficialização ocorreu após o fim da contagem regressiva feita pelo próprio atleta em canal no YouTube.

A ação gerou muita expectativa na torcida nos últimos dias. Livre no mercado após não ter renovado o contrato com o Flamengo e após ter sido sondado por clubes como o Santos, Gabigol é o quinto reforço cruzeirense para a temporada. Ele assinou por quatro temporadas, até o fim de 2028, e vestirá a camisa 9.

Antes, a Raposa já tinha anunciado o volante Christian (ex-Athletico-PR), o meia Rodriguinho (ex-América-MG) e os atacantes Yannick Bolasie (ex-Criciúma) e Dudu (ex-Palmeiras) como reforços para 2025, quando disputará Mineiro, Copa do Brasil, Brasileirão e Sul-Americana.

Idolatria no Flamengo

Gabigol defendeu o Flamengo nas últimas seis temporadas e se tornou um dos grandes ídolos da história rubro-negra ao vencer Libertadores (2019 e 2022), Copa do Brasil (2022 e 2024), Brasileirão (2019 e 2020), Carioca (2019, 2020, 2021 e 2024), Supercopa do Brasil (2020 e 2021), e Recopa Sul-Americana (2020).

Ao todo, Gabigol marcou 161 gols — 16 em finais, sendo dois deles na partida de ida da decisão da Copa do Brasil de 2024 contra o Atlético-MG — em 306 partidas pelo Flamengo. Em 2024, foram oito gols e uma assistência em 38 jogos pelos rubro-negros.

Passagem frustrada pela Europa

Em 2016, depois de ter se destacado pelo Santos, Gabigol foi vendido à Inter de Milão e ganhou a primeira oportunidade na Seleção Brasileira sob o comando de Dunga. No entanto, não conseguiu corresponder às expectativas.

Sem a confiança da comissão técnica, o atacante fez apenas um gol em dez jogos pela Inter de Milão e acabou emprestado ao Benfica, em 2017, mas, ao longo da reta final daquele ano, entrou em campo apenas cinco vezes e marcou em uma oportunidade.

Volta ao Brasil e novas chances na Seleção Brasileira

Já em 2018, a Inter de Milão optou por emprestar Gabigol novamente — dessa vez, para o Santos, marcando 27 gols em 52 jogos. O bom desempenho despertou o interesse do Flamengo, que, em 2019, negociou um empréstimo junto à Inter de Milão.

Já naquele ano, Gabigol brilhou e foi protagonista de um dos melhores anos da história rubro-negra. Com o sucesso, foi comprado em 2020 por mais de 17 milhões de euros (na cotação da época, R$ 83,5 milhões).

Com Tite, Gabigol voltou a ganhar chances na Seleção Brasileira. Vice-campeão da Copa América, em 2021, em solo brasileiro, o centroavante soma cinco gols em 18 partidas com a camisa canarinha.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Há dez anos, pacotão de reforços do Cruzeiro tinha Arrascaeta e mais sete nomes

O Cruzeiro começou 2025 sendo o time mais ativo no mercado até aqui, e já…

Após sete jogos, James Rodríguez vai deixar o Rayo Vallecano, diz jornalista

A passagem de James Rodríguez pelo Rayo Vallecano tem tudo para ser tão curta quanto…

James Rodríguez jogou mais pela Colômbia do que por clubes em 2024

James Rodriguez, meia do Rayo Vallecano, não deve mais vestir a camisa do clube espanhol.…