Depois de se recuperar no Campeonato Mineiro com a goleada sobre o Itabirito por 4 a 1, na quinta-feira (30/1), o Cruzeiro volta a campo pela competição estadual. Neste domingo, às 18h30 (de Brasília), o time celeste enfrenta o Uberlândia, no Mineirão, pela quinta rodada.
Uma vitória pode aumentar a diferença de pontos do time celeste na liderança do Grupo C. Atualmente, o Cruzeiro tem sete pontos em quatro jogos, com duas vitórias (Tombense e Itabirito), uma derrota (Athletic) e um empate (Betim).
Além disso, um novo triunfo será fundamental para o Cruzeiro ganhar ainda mais confiança para os dois clássicos contra América e Atlético. Na quarta-feira (5), às 22h, a Raposa visitará o Coelho no Independência. Já no domingo (9), às 16h, receberá o Galo no Mineirão.
Comando interino mais uma vez e baixas
Ainda à espera do técnico português Leonardo Jardim, apalavrado para assumir o time, o Cruzeiro segue com o auxiliar Wesley Carvalho no comando. E ele tem problemas para escalar a equipe titular diante da equipe do Triângulo Mineiro.
O lateral-esquerdo Marlon apresentou melhora no quadro de amigdalite, mas ainda não deve ir a campo. Sendo assim, Kaiki será o substituto na posição.
Já os atacantes Kaio Jorge e Lautaro Diaz seguem cronogramas individualizados. Enquanto o brasileiro faz trabalho de força e equilíbrio para evitar dores no tendão de Aquiles, o argentino faz trabalhos na academia.
Para o lugar de Kaio Jorge, considerado titular, Wesley Carvalho deve apostar na manutenção do atacante Marquinhos. O camisa 17 começou a partida contra o Itabirito e marcou um dos gols na goleada azul por 4 a 1.
Revelado pelo clube, o meia Japa segue indisponível. O jovem jogador se lesionou na última quinta-feira (30) e, desde então, é observado. O atleta passará por reavaliação para determinação de tratamento conservador ou intervenção cirúrgica.
Time mantido
Apesar dos eventuais desfalques, Carvalho poderá repetir a escalação do Cruzeiro. Dudu e Gabigol serão novamente as atrações ofensivas para a torcida no Mineirão.
Os dois se destacaram na importante vitória celeste em cima do Itabirito. Dudu se soltou mais, mostrou habilidade e velocidade. Já Gabigol pelos três gols, o que elevou ainda mais o moral do camisa 9 neste início de temporada.
Uberlândia
O Uberlândia trata a partida contra o Cruzeiro com muita importância. A equipe pode até assumir a liderança de seu grupo em caso de vitória.
O time terá no banco de reservas um novo treinador, Marcelo Caranhato, substituto do demitido Paulo Roberto Santos.
Para o duelo com a equipe celeste, o treinador tem apenas um problema. O lateral-direito Watson, lesionado, desfalca a equipe.
O jogador foi contratado no fim da temporada passada para reforçar o Uberlândia no Mineiro de 2025.
O Verdão é o atual terceiro colocado do Grupo A com seis pontos, com três empates (América, Itabirito e Aymorés), e uma vitória (Villa Nova). O líder da chave é o Betim, com 8.
Cruzeiro x Uberlândia
Cruzeiro: Cássio; William, Jonathan Jesus, Fabrício Bruno e Kaiki; Lucas Romero, Matheus Henrique e Matheus Pereira; Marquinhos, Dudu e Gabigol. Técnico: Wesley Carvalho.
Uberlândia: Thiago Braga; Douglas, Glauco, Rayne e Ruan; Jorge Magé, Guilherme Escuro e Michael Paulista; Jean Silva, Alison Mira e Fernandinho. Técnico: Marcelo Caranhato
- Motivo: 5ª rodada do Campeonato Mineiro
- Data e horário: 2 de fevereiro de 2025, às 18h30 (de Brasília)
- Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
- Árbitro: Antônio Marcio Teixeira da Silva
- Assistente: Pablo Almeida Costa e Emílio Junio Nascimento Santos
- VAR: Vinicius Gomes do Amaral