Criado na base do Flamengo, Hugo Souza, apesar de novo, viveu altos e baixos na carreira. De escanteado no Flamengo a cotado para a seleção brasileira, Neneca, como é conhecido, vive o seu melhor momento dentro de campo.
O início
O jogador de 26 anos estreou como profissional pelo Flamengo, em 2020, ainda durante os tempos de pandemia. O rival do primeiro jogo foi exatamente o Palmeiras. O Rubro-Negro estava com grande parte da delegação contaminada pela doença e precisou escalar um time com muitos garotos da base. Neneca fez um ótimo jogo e garantiu o empate por 1 a 1, no Allianz Parque.
Depois desse jogo, Hugo se tornou titular absoluto sob o comando de Domenèc Torrent, com boas atuações que renderam classificações ao Flamengo.Na Copa do Brasil, contra o Athletico-PR, o goleiro pegou um pênalti no segundo tempo.
Nessa mesma competição, uma falha contra o São Paulo deixou a sua trajetória marcada no Flamengo. O jogo em questão, no Maracanã, empatava por 1 a 1 quando Hugo tentou driblar o Brenner, mas perdeu a bola e sofreu o gol da derrota. O Mengão não conseguiu reverter a desavntagem no Morumbi e o goleiro fiocu marcado pelo revés.
A partir daí, a situação foi só piorando. Neneca perdeu a confiança que demonstrava ter no início e viu Diego Alves e o recém chegado Santos, ganharem espaço.
Fora do Brasil
Do Flamengo, Neneca foi para Chaves, de Portugal, emprestado. Longe dos holofotes brasileiros, Hugo Souza reestabeleceu a sua melhor forma e confiança.
Logo no início já teve um bom desempenho e chamou atenção ao defender duas penalidades, no mesmo jogo, de Ángel Dí María e Arthur Cabral.
Apesar do bom desempenho de Hugo na Europa, o Chaves não conseguiu continuar na primeira divisão do Campeonato Português e não acionou a cláusula de contratação em definitivo.
Em meio a incertezas
A chegada de Neneca no Corinthians foi banhada de incertezas. O Timão tinha acabado de perder o seu maior ídolo, Cássio, e seu reserva, Carlos Miguel, que ia muito bem quando acionado. Além disso, a baixa dele no Flamengo ficou muito marcada nos brasileiros.
Mas assim como no Chaves, sua resposta em campo foi de imediato. Logo nos primeiros meses, Neneca decidiu disputas de pênalti, fez defesas importantes para a retomada do time no Brasileirão e conseguiu criar uma identificação muito forte com os corintianos.
No final do ano, o Corinthians comprou o goleiro por 800 mil euros (R$5 milhões na época).
Em 2025, Hugo ficou alguns jogos sem ser relacionado, mas na principal partida do ano até aqui, na final do Paulistão, contra o Palmeiras, o goleiro defendeu uma penalidade e evitou a disputa de pênaltis.
Seleção brasileira?
Hugo Souza é constantemente lembrado pelos internautas como um possível goleiro para a seleção. Dorival Júnior também vê com bons olhos a escolha do goleiro, já que ele apareceu na lista de pré-convocados para essa Data Fifa de março.