Douglas Júnior se despede da seleção de futsal do Cazaquistão após 10 anos – LNF

Bola de Bronze na Copa do Mundo da Lituânia, em 2021, o potiguar Douglas Júnior anunciou nesta semana que não vai mais defender a seleção de futsal do Cazaquistão. O jogador de 36 anos publicou um vídeo nas redes sociais e explicou que a decisão havia sido tomada antes mesmo da desclassificação da equipe nas eliminatórias para a Euro 2026, na última terça-feira.

Douglas Júnior fez história no futsal do Cazaquistão. | Foto: FIFA

Douglas foi naturalizado cazaque e passou a defender a seleção do país em 2015. Um ano antes, ele havia chegado ao Kairat Almaty, a convite do treinador Ricardo Sobral, o Cacau, também potiguar. Juntos, foram campeões europeus em 2015.

– Gostaria de informar a todos que o meu ciclo como jogador da seleção nacional de futsal do Cazaquistão terminou. Não por causa desta derrota no dia 23 e nem pelo fato de não ter se classificado para a Euro. Tomei esta decisão muito tempo atrás com minha família, uma decisão consciente. Decidimos o que é melhor para mim, para a minha família, para a minha carreira, que precisamos de encerrar este ciclo. Entendemos que todo ciclo chega ao fim, meu ciclo chegou ao fim agora – falou.

– Gostaria de agradecer a todos que fizeram parte desses 10 anos da minha vida profissional e pessoal. Tenho certeza que esses foram os melhores 10 anos da minha carreira, sem dúvidas (…) Vou sempre torcer pela seleção do Cazaquistão. Me fizeram uma pergunta se estou satisfeito com a minha carreira na seleção e se me faltou um título de Euro ou Copa do Mundo. Respondi que fazer parte dessa seleção e do crescimento do futsal do Cazaquistão foi uma grande vitória para mim – publicou.

Douglas disputou as últimas três Copas do Mundo pelo Cazaquistão. A melhor campanha veio em 2021, na Lituânia. O time alcançou as semifinais e terminou na quarta colocação, após derrota para o Brasil. Douglas ganhou a Bola de Bronze por ter sido o terceiro melhor jogador do Mundial.

Na última Copa, em 2024, o Cazaquistão caiu para a Argentina nas quartas de final.

A confederação de futsal do Cazaquistão homenageou Douglas Júnior nas redes sociais. No total, foram 92 jogos e 67 gols pela seleção. A postagem da KFF exalta que o brasileiro foi “um dos líderes em quadra por mais de 10 anos e contribuiu para o sucesso da equipe nas arenas europeias e mundiais”. “Agradecemos imensamente o tremendo trabalho de Douglas na história da seleção nacional e desejamos-lhe a melhor das sortes para a sua vida futura”.

Na Euro, Douglas e o Cazaquistão chegaram ao terceiro lugar em 2016, e à quarta posição em 2018.

O último jogo pela seleção foi a dolorosa eliminação nos playoffs para a Euro 2026. Após perder o jogo de ida por 2 a 1, o Cazaquistão venceu a Itália por 3 a 2 na volta. Nas penalidades, a vitória foi italiana. Douglas perdeu uma cobrança, parando no goleiro italiano.

Pelo Kairat Almaty, Douglas foi campeão europeu em 2015 e empilhou troféus na liga cazaque. Foram 10 anos de clube. Em 2024, o fixo se transferiu para o Al-Ula Club, da Arábia Saudita, sua atual equipe.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Atlântico quer fazer história mais uma vez na final da Copa do Brasil – LNF

Por Caroline Dolina | GZH • Erechim | RS Sananduva comanda o Galo | Foto:…

Campo Mourão goleia o Manoel Ribas e avança para as quartas de final do Paranaense Série Ouro – LNF

Por Assessoria Campo Mourão • Campo Mourão | PR Carneirão vai muito bem no estadual…

CBF e COB lutam por inclusão do futsal nos Jogos Olímpicos – LNF

Marco La Porta recebeu uma camisa da Seleção Brasileira das mãos de Samir Xaud |…