Apresentado nesta sexta-feira (3) como reforço do Cruzeiro, o atacante Dudu disse que retornou ao clube que o revelou, em 2009, para escrever uma “história bonita” na Toca da Raposa. O jogador deixou a equipe em definitivo em 2011, ao ser negociado ao Dínamo de Kiev-UCR para seguir com a vitoriosa carreira.
“Cheguei aqui com 12 anos de idade, tinha um sonho de ter uma história bonita dentro do Cruzeiro. Estou tendo essa oportunidade agora de novo de construir uma história bonita dentro do Cruzeiro como construí em outro clube”, disse Dudu, em entrevista coletiva de apresentação.
Dudu, de 32 anos, fez somente 25 jogos pelo Cruzeiro, de 2009 a 2011, com dois gols e duas assistências, tendo conquistado um título. Em 2010, o então jovem atacante foi emprestado ao Coritiba, mas depois retornou à Toca.
Na sequência, o jogador relembrou as contratações do Cruzeiro para 2025, mas valorizou os atletas remanescentes. Até esta sexta, foram anunciados Christian (volante ex-Athletico-PR), Rodriguinho (meio-campista ex-América), Yannick Bolasie (atacante ex-Criciúma), Gabigol (atacante ex-Flamengo), Eduardo (meia ex-Botafogo) e Fagner (lateral ex-Corinthians).
“O Cruzeiro está com um projeto muito grande, trazendo grandes jogadores. Já tem grandes jogadores aqui dentro do clube, a gente não pode deixar de esquecer isso. A gente respeita muito os jogadores que estão aqui dentro do clube, a gente está chegando aqui para somar, para ajudar, fazer um Cruzeiro mais forte”, disse Dudu.
“Antes do Dudu, antes do Gabriel, antes do Cássio, antes do Matheus, sempre a camisa, o escudo do Cruzeiro é maior do que todos esses jogadores. A gente tem que sempre pensar isso e respeitar isso, a gente vai procurar todo mundo junto um Cruzeiro forte, um Cruzeiro respeitado em 2025 para a gente brigar para títulos”, completou.
O Cruzeiro ainda tem acerto com o atacante Marquinhos, ex-Fluminense. Dudu era um sonho antigo da Raposa, e em junho de 2024 chegou a ser anunciado como reforço celeste. Contudo, o negócio não se concretizou, e ele permaneceu no Palmeiras até o fim de 2024.
Dudu, que agora tem vínculo com o Cruzeiro até o fim de 2027, se tornou ídolo no Palmeiras. O atacante chegou ao Verdão em 2015 após defender o Grêmio, clube seguinte ao Dínamo, e fez história. Foram 452 jogos, com 88 gols e 97 assistências e 12 títulos em duas passagens (de 2015 a 2020 e 2021 a 2024).
O atacante tinha contrato com o Palmeiras até o fim de 2025, mas houve rescisão em comum acordo. Dudu perdeu parte da temporada 2024 por conta de recuperação de um rompimento de ligamento do joelho e fez 19 jogos no ano, sendo somente quatro como titular. Além disso, o jogador também foi preterido em certos momentos pelo então técnico Abel Ferreira.
Cruzeiro em 2025
Com Fernando Diniz mantido como técnico para 2025, o time celeste disputará Campeonato Mineiro, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro.
O primeiro jogo oficial de 2025 será contra o Tombense, às 16h de 19 de janeiro, domingo, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela primeira rodada do Campeonato Mineiro.
Antes, o Cruzeiro disputará dois amistosos nos Estados Unidos, durante a Inter&Co Soccer Week. Às 20h30 do dia 15, a Raposa duelará com o São Paulo. Já às 16h do dia 18, o time celeste enfrentará o arquirrival Atlético. Os dois jogos serão no Inter&Co Stadium, em Orlando, na Flórida.