duelo de titãs na LNF reúne nove títulos nacionais e campeões do mundo no RS – LNF

ACBF, do fixo Rafael Rato, venceu o Jaraguá na final da Copa Sul, em 14 de setembro | Foto: Lucka Cyriaco

Quando os jogadores de ACBF e Jaraguá  entrarem em quadra neste sábado (2) carregarão mais do que camisetas, calções e tênis. Nas costas, terão o peso de nove taças da Liga Nacional de Futsal (LNF).

O time de Carlos Barbosa é o maior campeão do torneio, com cinco títulos, conquistados em 2001, 2004, 2006, 2009 e 2015. Já a equipe catarinense tem quatro, vencidos em 2005, 2007, 2008 e 2010.

Os dois escudos com mais estrelas da LNF se cruzarão nas quartas de final de 2024. O palco do primeiro duelo será o Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra, em Carlos Barbosa. O confronto começa às 18h30min. Quase 2 mil ingressos já foram vendidos até esta terça-feira, de forma antecipada. A volta será em 9 de novembro, no mesmo horário, em Jaraguá do Sul, também com expectativa de casa cheia.

— São duas camisas pesadas do nosso futsal. É um jogo de muita consciência e comprometimento. É preciso ter cabeça boa. O jogo vai nos pedir muita resiliência. A equipe adversária é bem organizada. Queremos fazer um jogo de excelência dentro de casa. Vai ser preciso saber sofrer e entender que todo o detalhe faz a diferença em um jogo grande como esse — afirma o técnico da ACBF, André Bié.

Lucka Cyriaco
André Bié comanda a ACBF na LNF 22 | Foto: Lucka Cyriaco

Tira-teima

ACBF e Jaraguá já se enfrentaram duas vezes neste ano. Houve uma vitória para cada lado. O Jaraguá derrotou a ACBF por 3 a 2 na fase de grupos da LNF, em junho. Cerca de três meses depois, o desafio foi na decisão da Copa Sul, em Carlos Barbosa. Teve festa gaúcha em uma goleada indiscutível por 4 a 0.

O embate pelas quartas de final será a medida de forças final da temporada entre os dois gigantes.

— Nesses jogos de grande público, precisamos ter um controle emocional muito grande. A final da Copa Sul tem que ser um grande aprendizado para nós. O treinador da ACBF é um excelente estrategista, com muitas opções, como o Mithyuê, o Murilo, variação de pivô, jogo de um contra um, de espaço vazio, com uma defesa agressiva, uma excelente bola parada com o Caio. Precisamos entender isso — comenta o treinador do Jaraguá, Xande Melo.

Clássico de grife

O período mais vitorioso do Jaraguá coincidiu com o patrocínio da Malwee, empresa de moda. A parceria deixou um legado de títulos e de astros que vestiram a camisa do clube. Entre os maiores nomes, nada menos que Falcão, bicampeão com a Seleção Brasileira, em 2008 e 2012. O craque permaneceu no time até 2010, quando o investimento da Malwee chegou ao fim.

Nem tão brilhante, mas também campeão do mundo, Marcênio será o representante da seleção brasileira no duelo entre ACBF e Jaraguá. O ala de 37 anos foi preservado nos primeiros jogos da Copa, mas entrou na semi e na final para ajudar o Brasil a conquistar a taça da Fifa do Uzbequistão em outubro. A tendência é que Marcênio seja relacionado para o duelo com a ACBF. Ele se recupera de lesão, assim como o goleiro Nicolas e o ala Felipe.

Leto Ribas
Marcênio foi campeão do mundo com a seleção brasileira em 2024 e defende o Jaraguá | Foto: Leto Ribas

Também compõe o grupo do Jaraguá o histórico goleiro Tiago Marinho, bicampeão pelo Brasil. O atleta de 43 anos anunciou que se aposentará ao final desta temporada.

A ACBF também tem o seu campeão do mundo: Rafael Rato, que chegou no meio desta temporada, aos 41 anos. O fixo defendeu a seleção brasileira em 2012, na Tailândia.

Lucka Cyriaco
Goleiro Tiago Marinho, bicampeão do mundo pelo Brasil, é reserva no Jaraguá | Foto: Lucka Cyriaco

Fora de quadra, as comissões técnicas também contam com profissionais que reforçam as suas “grifes”. O médico Paulo Nery, da ACBF, e o preparador físico João Romano e o preparador de goleiros Fred Antunes, do Jaraguá, estão entre aqueles que já foram campeões mundiais pelo Brasil.

ACBF x Jaraguá

Quando — Sábado (2), às 18h30min
Onde — Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra, em Carlos Barbosa
Ingressos — Disponíveis na Lancheria Original, no Supermercado Santa Clara e na Loja Paixão Laranja (T-Store), e online, através do site minhaentrada.com.br O valor é de R$ 30. Na hora do jogo, a entrada custará R$ 50
Onde assistir — SporTV e LNFTV

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Artilheiro do Brasileirão, Alerrandro não fica no Vitória em 2025

Artilheiro do Brasileirão 2024, Alerrandro não permanecerá no Vitória em 2025. O clube baiano não…

Sósia de Gabigol revela se marcará presença em apresentação do Cruzeiro

Sósia de Gabriel Barbosa, “Gabigol da Torcida” garantiu presença na “Apresentação Cabulosa” do Cruzeiro no…

Guardiola abre o jogo sobre futuro do meia De Bruyne no Manchester City

O Manchester City precisa avaliar a forma física e o desempenho do meia Kevin De…