Em baixa, Sport e Fortaleza fazem clássico aflorado por confusões recentes

Sport e Fortaleza se enfrentam neste sábado (26) pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro e buscam espantar a má fase. O jogo na ilha do retiro coloca frente a frente duas equipes que estão em baixa na temporada.

Além disso, o confronto esquentou nos bastidores desde o ano passado devido a um ataque de torcedores do Sport ao ônibus da delegação do Fortaleza. O Sport foi punido com oito jogos sem torcida, além de ter sido multado.

Recentemente, outra briga envolvendo torcedores do Sport e do Fortaleza levou a mais uma punição, que o clube conseguiu reverter na justiça. Com isso, o jogo contra o Fortaleza pela Copa do Nordeste teve torcida única na Ilha do Retiro.

Equipes em baixa na temporada

O Sport ainda não venceu no Campeonato Brasileiro. Nos cinco jogos até aqui, teve um empate e quatro derrotas, conquistando apenas um ponto até aqui e amargando a lanterna da competição.

A última vitória da equipe foi no dia 22 de março, sobre o Retrô, no jogo de ida da final do Pernambucano. Na partida de volta, o Sport perdeu, mas conquistou o título nos pênaltis.

O Fortaleza também não vive um momento muito melhor. O Leão do Pici não vence na temporada desde o dia 29 de março, quando derrotou o Fluminense na estreia do Brasileiro. De lá para cá, são seis jogos sem vencer, sem contar o confronto contra o Colo-Colo pela Libertadores, que foi suspenso.

Retrospecto do confronto

No Brasileirão, Sport e Fortaleza já se enfrentaram seis vezes e o Leão do Pici leva vantagem. São três vitórias do Fortaleza, contra apenas uma do Sport e dois empates.

Retrospecto de Sport e Fortaleza no Brasileiro
• CNN/Sofascore

Ataque a ônibus e torcida única

Sport e Fortaleza se viram envolvidos em casos de violência nos últimos meses. Em fevereiro de 2024, o ônibus da delegação do Fortaleza foi atacado quando deixava a Arena de Pernambuco, na região metropolitana do Recife. Bombas, paus e pedras foram arremessadas contra o veículo por torcedores do Sport.

O ataque resultou em punição. A Segunda Comissão do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) condenou o Sport com oito jogos sem torcida como mandante em campeonatos organizados pela CBF e multa de R$ 80 mil por causa do atentado ao ônibus da delegação do Fortaleza.

Quase um ano depois, em fevereiro de 2025, brigas entre torcedores do Sport e do Santa Cruz invadiram as ruas do Recife, em Pernambuco. Imagens que circulam nas redes sociais mostram pessoas com pedaços de madeira nas mãos, correndo e se agredindo. Além disso, foram registrados disparos de fogos de artifício.

Mesmo sem ter relação direta, esse episódio de violência afetou os torcedores do Fortaleza. Isso porque, o confronto entre Sport e Fortaleza na Ilha do Retiro, pela segunda rodada da Copa do Nordeste foi com torcida única.

Sport e Santa Cruz tinham sido punidos com cinco jogos sem torcida devido à briga generalizada em Recife. Mas o Sport conseguiu reverter a decisão na justiça, o que permitiu que o jogo contra o Fortaleza tivesse torcida única.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Southampton x Fulham: horário e onde assistir ao jogo da Premier League

O Southampton recebe o Fulham neste sábado (26), às 11h (de Brasília), em confronto válido…

Árbitro da final da Copa do Rei chora após críticas da TV do Real Madrid

Ricardo de Burgos, árbitro escalado para a final da Copa do Rei entre Real Madrid…

Brasileirão: Atlético-MG encara Mirassol para deixar zona de rebaixamento

O Atlético-MG volta a campo neste sábado (26) e encara o Mirassol pela sexta rodada…