O Corinthians enfrenta o Santos nesta quarta-feira (12), às 21h35, pela 9ª rodada do Campeonato Paulista, em busca de sua primeira vitória em clássicos na temporada. O retrospecto do time contra os principais rivais do estado tem sido desfavorável, e a equipe tenta reverter essa estatística diante do Peixe.
Nos últimos 10 confrontos contra os grandes clubes paulistas — Palmeiras, São Paulo e Santos — o Timão venceu apenas um. A última vitória aconteceu contra o Palmeiras, no Brasileirão de 2024, quando superou o rival por 2 a 0 na Neo Química Arena. Esse também foi o único triunfo corinthiano em clássicos no ano passado.
Apesar das dificuldades contra os principais adversários, o Corinthians é o primeiro clube a garantir a vaga para as quartas de final do Paulistão, com três rodadas de antecedência. A classificação veio após a vitória por 2 a 0 sobre o São Bernardo no último domingo (9).
Retrospecto contra rivais paulistas
Desde 2021, o Corinthians disputou 42 clássicos contra Santos, Palmeiras e São Paulo, mas venceu apenas 9. No período, foram 18 derrotas e 15 empates, com um aproveitamento de 21,4%.
O confronto desta quarta-feira pode ser uma oportunidade para o Corinthians melhorar seu desempenho negativo em clássicos e ganhar moral para a fase decisiva do Paulistão.