Com apenas 18 anos, Endrick apareceu pela primeira vez no Global Dazed 100, ranking da revista britânica “Dazed” que contempla os 100 jovens mais notáveis do mundo.
Figuram na lista estrelas do mundo do esporte, moda, música, ativismo, entre outros setores. A joia do Barcelona, Lamine Yamal, assim como a atacante da equipe feminina do Real Madrid, Linda Caicedo, também aparecem no ranking. Os três são os únicos futebolistas dentre as personalidades.
“Ter ele nessa lista, de uma publicação de vanguarda, disruptiva, e de referência em todas as indústrias criativas do mundo é uma validação de que Endrick será um modelo não só para torcedores e futuros atletas, mas também para empresas e como se relacionam com atletas”, afirma Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports Brazil e um dos responsáveis pelo gerenciamento da carreira de Endrick.
Grandes nomes
Quadro tradicional da revista, o Dazed 100 já apresentou grandes personalidades, como Kendall Jenner e Greta Thunberg. Diversos jovens que figuraram no ranking ganharam Grammys, lideraram marcas de modas influentes, receberam indicações ao Oscar e fizeram história.
A lista deste ano inclui alguns dos nomes mais badalados do momento. Além de Endrick, na música há a presença do palestino Elyanna; na moda estão inclusos os designers Eden Tan, Siki, Touré e Rui Zhou e, na indústria da beleza, Matilda Mace, artista de efeitos especiais. Essas são algumas das representantes de cada área.
Endrick
Endrick chegou ao Real Madrid no meio do ano, quebrando recordes na equipe merengue. Entre as marcas batidas pelo atleta estão: jogador estrangeiro mais jovem a anotar um gol pelo clube na história de La Liga e terceiro atleta sul-americano mais jovem a balançar as redes pelo Campeonato Espanhol.
Outro fator que chama atenção é que o atacante precisou de menos tempo para fazer o primeiro gol do que nomes como Neymar, Romário, Kaká, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho.
Além disso, pela Liga dos Campeões, o atleta alcançou a marca de sul-americano mais jovem a balançar as redes no principal torneio interclubes do mundo. Na mesma ocasião, superou Raúl, ídolo do Real Madrid, e se tornou o mais jovem a marcar em competições internacionais na história do clube merengue. O brasileiro também é o segundo jogador não europeu mais novo a anotar um gol como estreante na Champions, atrás apenas do ganês Peter Ofori-Quaye, que marcou aos 17 anos e 194 dias, em 1997.
Apesar dos recordes quebrados, o jovem tem sido pouco aproveitado por Carlo Ancelotti. Na temporada, o atacante soma 146 minutos jogados com a camisa do Real Madrid, com dois gols marcados em 12 jogos.