O Santa Clara, clube da primeira divisão portuguesa, anunciou nesta quarta-feira (19) a renovação do contrato do técnico Vasco Matos até 2027, após a sua transferência para o Botafogo, atual campeão brasileiro, ser frustrada por questões ligadas à licença de treinador.
Matos, responsável por conduzir o Santa Clara ao título da segunda divisão na última temporada e atual quinto colocado na Primeira Liga, havia chegado a um acordo com o Botafogo na segunda-feira (17).
Ele substituiria o compatriota Artur Jorge, que deixou o clube carioca rumo ao Al-Rayyan, do Catar, em dezembro, após conquistar o Campeonato Brasileiro e a Libertadores.
𝑽𝒂𝒔𝒄𝒐 𝑴𝒂𝒕𝒐𝒔 𝒂𝒕𝒆́ 2027! 🙌⚽
Que venham mais jornadas repletas de conquistas, dedicação e muita #PaixãoPelosAçores pic.twitter.com/zB8GN5e7wU
— cd.santaclara (@CD_SantaClara) February 19, 2025
No entanto, fontes ligadas aos dois clubes informaram à Reuters que o proprietário do Botafogo, o empresário norte-americano John Textor, descobriu na terça-feira (18) que Matos não possui a Licença Pro da UEFA, exigida para comandar equipes em competições de alto nível na América do Sul. Sem o documento, ele não poderia estar à frente da equipe.
O Botafogo tentou renegociar o acordo com Matos e buscou saber se a Conmebol aceitaria uma inscrição provisória enquanto o treinador atualizava sua licença. Contudo, a solução não foi encontrada a tempo.
Polêmica em Portugal
A questão da certificação de técnicos tem sido polêmica em Portugal. Aspirantes e treinadores profissionais cobram um acesso mais justo aos cursos necessários para a obtenção das licenças.
O atual treinador do Manchester United, Ruben Amorim, chegou a ser multado diversas vezes por dirigir Casa Pia, Braga e Sporting sem a documentação adequada.
Fontes revelaram à Reuters que Matos obteve a Licença A da UEFA, o segundo maior certificado europeu, em meados de 2023. Ele pode continuar à frente do Santa Clara porque a federação portuguesa não oferece novos cursos desde o ano passado, obrigando profissionais a buscar formação no exterior.
Enquanto prossegue na busca por um novo comandante, o Botafogo será dirigido interinamente por Cláudio Caçapa na primeira partida da final da Recopa Sul-Americana, contra o Racing, campeão da Sul-Americana, nesta quinta-feira (20), em Buenos Aires.
(Reportagem de Fernando Kallas; edição de Ed Osmond e Christian Radnedge)