Entenda preferência de clubes brasileiros por euro ao dólar

Toda janela de transferências do futebol nacional chama a atenção pelos altos valores movimentados. Mas houve uma mudança importante nos últimos: o dólar deixou de ser a moeda preferencial das transações, protagonismo que passou a ser do euro.

A justificativa para a alteração passa, além da valorização da moeda europeia, por questões práticas e estratégias econômicas. De acordo com David Brito, country manager do Ebury Bank no Brasil, instituição focada em câmbio, a predominância do euro em importantes mercados compradores também impacta o cenário.

“Para um clube europeu é preferível evitar a exposição cambial e fixar o preço de compra e venda na sua moeda local. A menos que esses clubes (de locais como Espanha, França, Alemanha, Itália, Portugal, Oriente Médio e China) tenham exposição significativa ao dólar, o euro acaba sendo indiferente para eles. O euro tornou-se uma métrica amplamente aceita para estabelecer o valor dos jogadores”, avalia o executivo.

O curioso é que mesmo os clubes ingleses, que fazem operações com libras esterlinas, usam o euro em transferências. Isso acontece por conta de negociações frequentes com parceiros europeus, cuja moeda de referência é o euro.

“As cláusulas de rescisão dos principais jogadores na Europa são, na sua maioria, expressas em euros. Isso reforça o papel da moeda na precificação de jogadores”, ressalta Brito, que alerta que o cenário pode mudar dependendo da correlação de valor entre o euro e o dólar.

“Se essa relação se inverter, isso pode alterar o panorama atual, já que o mercado do futebol é muito dinâmico”, projeta, ressaltando que a adoção do euro reflete uma busca dos clubes brasileiros por previsibilidade e valorização nas negociações.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

James Rodríguez perde “pênalti do presidente“ na Kings League

Nesta quarta-feira (8), em confronto entre Colômbia e Uzbequistão, pela Kings League, o meia James…

Cinco craques que você deve ficar de olho na FC Series

Atlético-MG, Cruzeiro, Flamengo, Orlando City e São Paulo protagonizarão a FC Series em janeiro de…

Arena Sorocaba sofre com onda de furtos – LNF

A casa do atual campeão da Libertadores está completamente no escuro. A Arena Sorocaba, ginásio…