Especialista explica lesão de Rodrigo Garro: “Não tem cura“

Rodrigo Garro não treinou com o elenco nesta terça-feira (11), última atividade antes da decisão na Libertadores diante do Barcelona de Guayaquil. Ele sofre de tendinopatia patelar no joelho direito.

A Dra. Ana Paula Simões, ex-médica da Seleção Brasileira de Futebol Feminino (2005-2015), explicou o quadro do jogador.

“É uma lesão por sobrecarga no tendão do joelho. É muito comum no futebol por conta das mudanças de direção [do atleta em campo] e acontece por microtraumas repetitivos, que excedem a capacidade de regeneração das fibras do tecido”, explicou.

A doutora explica que essas fibras do tendão vão se degenerando até que os movimentos do jogador fazem com que elas se rompam.

Tendinopatia patelar é considerada uma lesão de aspecto crônico, é um processo degenerativo progressivo do tendão. Mesmo que o atleta se recupere, o joelho pode sofrer alterações estruturais, já que é feita uma cicatriz no tendão. O problema pode, sim, ter recorrência

Dra. Ana Paula Simões

Segundo a especialista, existem alguns tipos de tratamentos possíveis no caso de Garro. Um deles é o gerenciamento de carga, ajustando a intensidade e o volume de treinos. Além disso, é necessário que o jogador faça exercícios que estimulem a regeneração dos tendões, que ajudam na resistência do atleta e melhoram as dores.

Na zona mista, após a classificação contra o Santos, Rodrigo Garro admitiu estar jogando com dor. De acordo com a especialista, entrar em campo sem estar 100% pode trazer mais danos.

“O problema de você jogar com dor é descompensar as outras estruturas que estavam íntegras. Ele pode gerar uma degeneração mais grave do tendão e evoluir para uma fissura, depois uma rotura parcial, depois uma rotura total, que aí é cirúrgico”, alertou.

Quando vai estar 100%?

Para a Dra. Ana Paula, não é possível estimar um prazo para a recuperação total de Rodrigo Garro, inclusive, por ser uma lesão de esforço, caso haja uma sobrecarga no joelho mais uma vez, o argentino vai voltar a sentir dores.

“Se o atleta tem adesão ao tratamento, depende do sono dele, da genética, da alimentação, é muito difícil programar, ainda mais se deixam o atleta continuar jogando, é como consertar um carro com ele andando”, afirmou.

“Ele pode demorar 6 a 8 semanas, mas, dependendo do caso, se for mais avançado, 3 a 6 meses, é muito complexo. O atleta precisa saber se adequar, porque ele pode ficar bem, mas, se fizer um estímulo muito mais forte em um jogo, você vai ter uma recidiva”, finalizou.

Não tem 100% de cura, porque tendinopatia é uma coisa relacionada a esforço. Todo o processo inflamatório do nosso corpo vai e volta. Tem como evitar que ele volte com muito fortalecimento e manejo do treino da sobrecarga

Dra. Ana Paula Simões

A Dra. Ana Paula analisou qual é o melhor tratamento para evitar novas intercorrências.

“O mais importante disso tudo é controlar a carga e ir fazendo a reabilitação bem específica. Fazer fisioterapia duas vezes ao dia, usar tudo o que tiver para esse tendão retomar a força que ele tinha”, finalizou.

Timão na Libertadores

Com a dúvida de se Rodrigo Garro será titular ou não, o Corinthians entra em campo nesta quarta-feira (12) diante do Barcelona, do Equador, pela terceira fase da Libertadores. A bola rola às 21h30 (de Brasília), na Neo Química Arena.

No jogo de ida, os equatorianos venceram por 3 a 0. Para o Timão sair classificado no tempo normal, precisa vencer por quatro gols de diferença. Para levar a disputa para os pênaltis, o placar deve ter três gols de diferença para o Time do Povo.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Craque Neto dispara contra Ronaldo Fenômeno em programa ao vivo; assista

O apresentador do programa “Apito Final” da TV Bandeirantes, Craque Neto, criticou a postura de…

Cruzeiro e Atlético-MG empatam sem gols pelo Brasileirão

Cruzeiro e Atlético-MG não saíram do 0 a 0 neste domingo (18) em jogo válido…

Alex comenta relação com Felipão após não ser convocado para Copa de 2002

Alex não guarda mágoas de Felipão por não ter sido convocado para a Copa do…