O futsal brasileiro está de luto. O ala Alex Felipe morreu nesta terça-feira (6), aos 32 anos, após passar mal no aeroporto de Ukhta, na Rússia, depois de uma partida pelo Norilsk Nickel, seu clube. Revelado pelo Corinthians e com passagem pelo Sporting de Portugal, ele atuava em solo russo desde 2020.
Segundo a Federação Russa de Futsal (RFU), o jogador se sentiu mal horas depois do jogo entre Norilsk Nickel e Ukhta, pela Copa da Rússia. No momento em que o elenco se preparava para embarcar para Moscou, ele perdeu a consciência.
Alex chegou a receber atendimento médico no próprio aeroporto, com o auxílio de um desfibrilador, mas os profissionais não conseguiram reverter o quadro. A morte foi confirmada ainda no local.
Revelado nas categorias de base do Corinthians, o ala teve duas passagens pela equipe como profissional, de 2013 a 2014 e 2017 a 2018, tendo sido campeão da Liga Paulista em 2018. O clube paulista divulgou uma nota, em que lamentou a morte do atleta e mostrou solidariedade à família (confira a íntegra ao fim da matéria).
Ao longo da carreira, o ala também defendeu Cascavel Futsal e Joinville no Brasil. No exterior, jogou por Inter Movistar (Espanha) e Sporting (Portugal), clubes em que colecionou títulos. Na Espanha, foi campeão a Primeira Divisão e da Copa do Rei em 2015. Em Portugal, venceu duas vezes a Taça de Portugal, uma Supertaça e a Liga dos Campeões de Futsal, em 2018/19.
Alex estava no Norilsk Nickel, da Rússia, desde 2020. Ele deixa a esposa e dois filhos.