O Conselho da Fifa, em reunião por videoconferência nesta terça-feira (10), definiu as datas de abertura e final da Copa do Mundo Feminina de 2027, que será no Brasil. O torneio vai ser realizado de 24 de junho, uma quinta-feira, a 25 de julho, um domingo.
Essas datas foram as apresentadas pelo Brasil no projeto de candidatura à Fifa, e mantidas após visita de funcionários da Fifa ao país nos últimos meses.
“A Copa do Mundo Feminina da Fifa Brasil 2027 já está tomando forma e mal podemos esperar pela partida de abertura na quinta-feira, 24 de junho de 2027 – e todas as partidas que levarão à final no domingo, 25 de julho de 2027”, disse Gianni Infantino, presidente da Fifa. “Este torneio histórico terá um impacto enorme não apenas na América do Sul, mas em todo o mundo, levando o jogo feminino ao próximo nível em termos de participação e popularidade”.
Em 17 de maio de 2024, o país ganhou o direito de ser sede da Copa feminina, a primeira na América do Sul, ao vencer a candidatura europeia com Alemanha/Bélgica/Holanda após votação dos 211 filiados da federação internacional, durante o Congresso ordinário na Tailândia.
O Conselho também aprovou nesta quarta-feira como serão distribuídas as 31 vagas para a disputa da competição. O Brasil já está classificado como país-sede.
- Ásia: seis vagas diretas
- África – quatro vagas diretas
- Américas do Norte e Central – quatro vagas diretas
- América do Sul – três vagas diretas, incluindo o Brasil
- Oceania – 1 vaga direta
- Europa – 11 vagas diretas
As três vagas restantes serão definidas em um playoff mundial por dez equipes, em duas fases distintas. A primeira será entre novembro e dezembro de 2026, e a segunda em fevereiro de 2027, em sedes a serem anunciadas (a última provavelmente no Brasil). Participarão dessa repescagem:
- Ásia – 2 vagas
- África – 2 vagas
- Américas do Norte e Central – 2 vagas
- América do Sul – 2 vagas
- Oceania – 1 vaga
- Europa – 1 vaga
Na primeira fase do playoff, os dois asiáticos, os dois africanos, a equipe da Oceania e o pior classificado da América do Sul disputam duas vagas na fase final, em fevereiro, quando se juntarão ao melhor ranqueado da América do Sul, às duas equipes da Concacaf e à europeia, pelas três vagas finais.