• Home
  • Futebol Geral
  • Fortaleza quer modelo de venda inédito para SAFs do Brasil; entenda

Fortaleza quer modelo de venda inédito para SAFs do Brasil; entenda

Assim como outros grandes clubes do Brasil, o Fortaleza também passou a ser uma SAF. Mas, apesar do modelo de gestão ser o mesmo, o Leão do Pici não tem um investidor. Ou seja, o clube associativo é dono de 100% das ações da SAF Tricolor.

Sem dívidas, o Fortaleza espera conseguir negociar as vendas da SAF sem perder o controle acionário. Marcelo Paz, CEO do clube, foi o convidado do CNN Esportes S/A deste domingo (23) e revelou que o clube pretende vender apenas de 15 a 20% das ações em um primeiro momento.

“É uma SAF que tem um dono, que é o Fortaleza, não tem um dono externo, não teve ainda uma injeção de capital, não tem uma gestão compartilhada. Pretendemos sim fazer um movimento de venda de ações, mas pretendemos no primeiro momento uma venda minoritária, de 15 a 20% das ações, para vir um parceiro que possa trazer não só o dinheiro, mas também um know-how, seja esportivo, seja administrativo, seja de publicidade, de marketing, de gerar outros ganhos para gestão e o impacto de capital para fazer a gestão junto conosco”, explicou.

Nesse momento a gente não quer perder o controle do clube. É exatamente por isso que entendemos que temos uma capacidade de gestão que não precisamos agora entregar o controle do clube para um terceiro, para um investidor. E não estou aqui criticando quem fez isso, é apenas a escolha do Fortaleza de momento, entendemos que a gente consegue tocar junto com o parceiro.

Marcelo Paz, CEO do Fortaleza

Caso a venda seja realizada, seria um feito inédito para as SAFs do Brasil, já que os clubes que operam nesse modelo têm investidores que detém mais de 50% das ações. Para Marcelo Paz, a vida financeira saudável do Fortaleza é um ponto a favor do Leão para conseguir negociar dessa forma.

“Outra vantagem da SAF do Fortaleza é: Fortaleza não tem dívidas. Então, o dinheiro que vem é para investir na própria operação, não é para pagar dívida. Isso também é um grande diferencial”, afirmou.

Projetos para o investimento

O investidor ainda não chegou, mas o Fortaleza já sabe o que fazer com o capital da venda das ações. Segundo Marcelo Paz, a verba será dividida entre investimentos no futebol e também em estrutura.

“A gente tem uma ideia no nosso plano de negócios fazer uma captação de 65% para o futebol profissional, 15% para o futebol de base, para investir também em material humano, em contratação de jogadores, participar de mais competições no Brasil e no exterior. Outros 15% a gente quer investir em estrutura física, melhorar a estrutura tanto nacional como da base, e os 5% restantes investir em práticas de governança”, explicou.

CNN Esportes S/A

Com Marcelo Paz, o CNN Esportes S/A chega à 83ª edição. Apresentado por João Vitor Xavier, o programa aborda os bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o esporte.

Em pauta, os assuntos mais quentes da indústria do mundo da bola, na perspectiva de economia e negócios.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Corinthians x Universidad Central-VEN: “Vamos dar a vida“, diz Yuri Alberto

O Corinthians encerrou a primeira fase do Campeonato Paulista com empate em 2 a 2…

Portuguesa e mais: veja times que garantiram vaga na Série D via Paulistão

A última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista trouxe definições importantes. Além das classificações…

Veja os confrontos das semifinais do Campeonato Carioca

A última rodada do Campeonato Carioca definiu as quatro equipes que avançam para as semifinais.…