Futebol brasileiro “estava à deriva” sem SAF, afirma Menin

Convidado do CNN Esportes S/A do próximo domingo (4), às 21h15, Rubens Menin analisou o momento atual do futebol brasileiro, principalmente depois da entrada das SAFs.

Investidor da SAF do Atlético-MG e controlador da CNN Brasil, Menin vê um crescimento do profissionalismo na modalidade.

“O que eu acho que está acontecendo com a indústria do futebol ao longo dos anos, e isso me deixa animado, é que ela está cada dia mais profissional”, afirmou o empresário.

“Hoje você vê a gestão dos clubes de futebol, inclusive no Brasil, elas são muito mais avançadas do que no passado. São verdadeiras empresas com faturamento alto, empresas que faturam próximo de R$ 1 bilhão por ano”, analisou o empresário.

Cada negócio tem sua especificidade, o futebol tem as dele. A bola bate na trave que não entra, ou o Victor pegando o pênalti com o pé e nós somos campeões da Libertadores, então tem uma série de nuances. Eu vejo o seguinte: como sustentabilidade a longo prazo, um clube de futebol bem gerido tende a ter sucesso.

Rubens Menin, investidor da SAF do Atlético Mineiro

SAF no Brasil

O Atlético-MG adotou o modelo de SAF no fim de 2023, seguindo o caminho que outros grandes clubes do futebol brasileiro já tinham tomado, como Cruzeiro e Botafogo.

Em novembro de 2023, a Galo Holding, da qual a Família Menin é acionista majoritária, oficializou a aquisição da participação de 75% das ações da SAF do clube.

“Isso foi permitido depois da lei da SAF, né? Foi uma lei muito importante que foi feita no futebol brasileiro. O futebol brasileiro estava à deriva. Eu acho que, se a lei da SAF não tivesse sido aprovada e vários clubes não tivessem virado SAF, muitos estariam hoje em outras divisões, na Série B. Acho que o Cruzeiro, o Atlético, o Botafogo, o Vasco, o Bahia, se não tivessem virado SAF, provavelmente estariam”, afirmou Menin.

Para além de recuperar clubes endividados, Menin vê nas SAFs uma forma de melhorar o nível do futebol brasileiro. E, apesar das dificuldades, o empresário está satisfeito com o investimento feito no esporte.

“A gente resolveu ser investidor da SAF, e as pessoas falam que é difícil. É, mas se eu tenho arrependimento? Zero. Estou muito satisfeito. Acho que, como todo negócio, é difícil, mas também dá muito prazer”, completou.

Além de investidor da SAF do Galo, Rubens Menin é fundador e presidente do conselho da MRV Engenharia e controlador da Log, do Inter e da CNN Brasil.

CNN Esportes S/A

Com Rubens Menin, o CNN Esportes S/A chega à 93ª edição. Apresentado por João Vitor Xavier, o programa aborda os bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o esporte.

Em pauta, os assuntos mais quentes da indústria do mundo da bola, na perspectiva de economia e negócios.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Rayo Vallecano x Getafe: horário e onde assistir ao jogo da LaLiga

O Rayo Vallecano recebe o Getafe nesta sexta-feira (2), às 16h (horário de Brasília), em…

Rescisão de Dudu com Cruzeiro abre caminho para acerto com Atlético-MG

Com a rescisão assinada nesta sexta-feira (2) com o Cruzeiro, o atacante Dudu abre caminho…