A gaúcha Ana Sestari foi coroada nesta quarta-feira (7) como a melhor goleira de futsal do mundo. Nascida em Progresso, ela defende a seleção italiana e recebeu o prêmio, que é organizado pela Jako Futsal Awards e divulgado pelo Futsal Planet. O intuito é escolher os melhores atletas e equipes da temporada entre homens e mulheres.
A jogadora vinha sendo indicada entre as 10 melhores da posição nos últimos seis anos, mas venceu o troféu de forma inédita neste ano. Com 29 anos, Sestari está na Roma e fez história no futsal italiano pelo Pescara e pelo Okasa Falconara.
— É um momento difícil de explicar. Faltam palavras para descrever a emoção e a felicidade de ser reconhecida como a melhor do mundo. Olhar para a minha trajetória me enche de orgulho, por tudo o que foi construído com muito trabalho, dedicação e resiliência — destacou Ana Sestari.
Outro destaque na carreira foi a participação na Copa do Mundo Feminina, em dezembro do ano passado. A seleção italiana estava no mesmo grupo do Brasil e foi eliminada nas quartas de final para Portugal. A gaúcha foi titular da equipe.
Na premiação, ela desbancou outras três brasileiras: Bianca Castagnaro, do Stein Cascavel, Flavi, do Taboão Magnus, e Jennifer, do Leoas da Serra. Ela também superou outras atletas de destaque como a portuguesa Ana Catarina Pereira, do Benfica, e Elena González, do Poio Pescamar-ESP.
O Brasil também foi premiado em outras categorias, com destaque para o melhor jogador do mundo, Fabinho, que joga no Palma da Espanha, e para a melhor jogadora, Emilly, que atua no Torreblanca, da também do país europeu.